Ajudar um colega do trabalho, ficar atento a um vizinho idoso ou dar a passagem para alguém em um engarrafamento. Estes atos de gentileza serão o foco do novo instituto que a universidade UCLA de Los Angeles, nos EUA, vai inaugurar.
Este centro, o primeiro do tipo, terá como objetivo empoderar cidadãos e inspirar líderes a construírem sociedades mais humanas através do estudo de atos, pensamentos, sentimentos e instituições sociais associadas à bondade.
Leia também
"Em meio à atual política mundial, à violência e aos conflitos, o Instituto da Bondade Bedari da UCLA busca ser um antídoto", disse Darnell Hunt, decano da divisão de ciências sociais, onde o instituto terá sua sede.
Estudiosos já trabalham para desenhar as bases de trabalho do instituto que recebeu uma doação de US$ 20 milhões de filantropos norte-americanos.
"Nossa visão é que todos vivamos em um mundo onde a humanidade descubra e pratique a bondade que existe em todos nós", disse Matthew Harris, cofundador do centro. "É preciso muita pesquisa para entender porque a bondade pode ser tão escassa no mundo moderno".
Estudos científicos já demonstraram no passado que a bondade beneficia enormemente a saúde física e mental das pessoas.