Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Defesa Civil de Maceió recebe treinamento para emissão de alertas à população

Em dezembro de 2018, cidade teve o reconhecimento federal de situação de emergência; objetivo é a gestão do risco de desastre em bairros da capital

Durante esta última semana, equipes da Defesa Civil de Maceió participaram de um treinamento para a necessidade de emissão de alertas à população dos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro. As região foram afetadas pelo surgimento de rachaduras nas residências e o afundamento no solo.

Os profissionais foram preparados para identificar possíveis progressões de um evento geológico; qual os limites específicos e as melhores estratégias para alertar os moradores; e quais ações específicas precisam ser realizadas para comunicar qualquer ocorrência de forma eficiente. Os ensinamentos ainda envolveram o mapeamento de riscos geológicos, a metodologia de gestão de desastre e a governança de órgãos parceiros.

Leia também

Segundo o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, o treinamento mostra a importância da formação de boas redes para a prestação do serviço ao público. "Cada órgão entra com seus conhecimentos e profissionais, e todos juntos fortalecem a prestação dos serviços para a população que está exposta a possíveis desastres."

Em dezembro de 2018, Maceió teve o reconhecimento federal de situação de emergência do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Dessa forma, o Governo Federal tem liberado recursos para aluguel emergencial e apoio técnico para a defesa civil local. As ações são para apoio da população aos bairros atingidos.

O monitoramento dos parâmetros meteorológicos, hidrológicos e geológicos e o envio dos alertas serão realizados no Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cimadec), em Maceió. O Centro foi reestruturado e recebeu o reforço de novos especialistas como engenheiros, geólogos e meteorologistas.

A capacitação contou com a participação dos profissionais do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec); do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden).

Alertas em TVs por assinatura

A partir da próxima segunda-feira (23), os usuários de TVs por assinatura nos estados de Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro começam a receber os alertas da Defesa Civil Nacional sobre riscos de desastres naturais durante a programação.

O projeto oferece mais uma plataforma de comunicação com a população em momentos prévios a ocorrências, dando mais segurança e proteção às pessoas. Ele foi desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O sistema já está em operação no Paraná e em Santa Catarina, estados que recepcionaram o projeto-piloto a partir de maio deste ano. A iniciativa estará disponível em todo o Brasil até o final do ano. A implantação nos estados do Nordeste está programada para o mês de dezembro. Em Alagoas, o cronograma foi antecipado considerando a gestão do risco de desastre nos bairros Pinheiro, Bebedouro e Mutange.

* Com informações da assessoria de comunicação do Ministério do Desenvolvimento Regional. 

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X