Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Menos chuvosa e mais quente: primavera começa neste domingo, em Alagoas

Chegada da estação traz o aumento das temperaturas máximas ao estado, podendo chegar aos 32 graus no Sertão

Neste domingo (22), o dia nascerá mais florido e quente. Começa a primavera, marcando o período de transição pós-inverno e a introdução de algumas características do verão. Segundo informações da Secretaria de Estado do Meio Ambiente dos Recursos Hídricos (Semarh), o calor deve predominar e a temperatura em Alagoas pode chegar a 32 graus no Sertão.

O tempo aponta para sol entre nuvens e tempo seco em todo o Estado neste sábado (21). A temperatura estará em elevação. No domingo (22) que dá início a nova estação, o sol deve se manter firme. A temperatura máxima em Maceió e no Litoral pode chegar 29°C; 30° C, no Agreste; e 32° C, no Sertão.

Leia também

De acordo com o meteorologista da Sala de Alerta da Semarh, Vinícius Pinho, "ainda haverá uma diminuição significativa do volume de chuvas em outubro e novembro, em todas as regiões do estado. Além do aumento gradual da temperatura, principalmente das máximas, índices ultravioletas elevados e mudança da direção dos ventos", contextualiza.

Ainda segundo Pinho, em Alagoas, com o início da primavera, as chuvas tendem a diminuir, enquanto que a intensidade dos ventos aumenta. É o caso do conhecido 'Vento Nordeste', que começa a ganhar força na metade leste de Alagoas, compreendendo a faixa litorânea.

"Esse vento tem características mais intensas, quente, dando uma sensação de abafamento. Aqui na Sala de Alerta, neste período, é comum a emissão de avisos meteorológicos decorrentes desse fenômeno, que, geralmente, provoca alguns transtornos, como quedas de árvores e engarrafamentos urbanos", explicou.

A Sala de Alerta

Com a primavera, há a continuidade do monitoramento pluviométrico, aumento na atenção dada aos ventos, principalmente na metade leste do Estado. Com o fim do período chuvoso, a principal preocupação da Sala de Alerta passa a ser o monitoramento das secas.

Os sete principais reservatórios de água de abastecimento humano de Alagoas (Carangueija, Caçamba, Bálsamo, Boacica, Jaramataia, Limeira II e Coruripe) são constantemente monitorados.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X