Em junho deste ano, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) anunciou uma campanha que tinha como meta a redução da quantidade de copos descartáveis utilizados por servidores públicos. Desde então, a cada mês, a adesão à iniciativa é responsável pela queda do consumo desse tipo de resíduo sólido que demora para se decompor.
Entre maio e junho - data que marcou o lançamento da campanha - o setor de patrimônio do Tribunal de Justiça reduziu em mais de 200% o fornecimento de copo descartável às unidades do Poder Judiciário.
Leia também
O próprio presidente do TJ/AL, desembargador Tutmés Airan, tinha uma estatística que apontava para a necessidade de mudança de hábito e relatou, durante lançamento da campanha que, no ano passado, mais de um milhão de copos descartáveis tinham sido utilizados no Poder Judiciário de Alagoas e depois jogados na natureza.
O fornecimento caiu de 155 mil copos no mês de maio para 66 mil unidades junho. Em julho reduziu ainda mais: foram 59 mil, caindo para 52 mil em agosto. Em diversos setores, os servidores do Poder Judiciário decidiram colaborar, levando seus copos e canecas ou passaram a utilizar itens das cozinhas do Poder Judiciário.
"A ideia é trocá-los por copos individuais permanentes, que não agridam o ambiente. Para isso, precisamos da colaboração de todos. É apenas uma mudança de atitude, de comportamento, tudo isso por um mundo melhor", disse o desembargador Tutmés Airan, que gravou um vídeo comentando a iniciativa.