Uma foto do lançamento de um míssil, realizado nesta madrugada, foi divulgado pela Coreia do Norte nesta sexta-feira (16). Em outra imagem, divulgada pela agência estatal KCNA, mostra o líder do país, Kim Jong-un, cercado por militares, todos sorridentes e aplaudindo o disparo bem-sucedido.
O país anunciou que testou uma nova arma no início da manhã, em seu sexto disparo de mísseis balísticos de curto alcance desde o final de julho.
Leia também
Desta vez, o lançamento aconteceu pouco depois de o Norte descrever o presidente sul-coreano como "imprudente" e declarar que as conversas intercoreanas estão encerradas.
Pyongyang protestou contra exercícios militares conjuntos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul iniciados na semana passada, e em grande parte simulados em computadores, classificando-os como um ensaio de guerra.

Além disso, o regime norte-coreano teria ficado irritado com uma declaração do presidente sul-coreano, Moon Jae-in, de que buscaria um diálogo com o país vizinho para unificar as duas Coreias até 2045.
Seis lançamentos
O lançamento desta sexta-feira foi o sexto feito pelos norte-coreanos em menos de um mês. Em 9 de agosto, a Coreia do Norte lançou dois projéteis em direção ao Mar do Japão, em teste semelhante.
O lançamento daquele dia ocorreu no mesmo dia em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou ter recebido uma "ótima carta" do líder norte-coreano.
Antes disso, a Coreia do Norte lançou mísseis balísticos de curto alcance em 5 e 2 de agosto e 25 e 31 de julho (horário coreano). Todos no Mar do Japão.
Nesta sexta-feira, o governo do Japão disse que não há risco iminente à segurança por enquanto.