Vias danificadas, equipamentos quebrados e postes sem luminárias. Assim é o cenário do Eixo Quartel, inaugurado há dois anos com a proposta de desafogar o trânsito na Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol. A situação de abandono foi denunciada pelos moradores da região, em matéria veiculada no Bom Dia Alagoas, daTV Gazeta.
O Eixo Quartel tem 10 quilômetros de extensão e começa na Rua Marieta Alves, no bairro da Pitanguinha, e segue até o bairro da Gruta de Lourdes. No percurso, equipamentos de lazer e para exercícios físicos foram instalados para servir à população, mas o tempo passou e os frequentadores relatam que o governo do Estado não faz a manutenção adequada no local.
Leia também
Na pracinha Seresteiros da Pitanguinha, há equipamentos danificados, postes sem luminárias e lixeiras quebradas.
O funcionário público federal Iuri Araújo Souza até cita a valorização da área depois que a via foi inaugurada, mas cobra uma atenção maior do poder público. "Depois do Eixo, a área ganhou uma valorização maior, com boa iluminação e sem registro de assaltos. Mas está um pouco abandonado e precisando de mais cuidados, como limpeza, sinalização mais adequada para evitar os constantes acidentes. Com um pouquinho de atenção, as coisas melhoram".
Sayonara Costa, moradora da localidade, culpa a própria população pelos problemas registrados nos equipamentos e cobra manutenção rotineira do governo. Ela diz acreditar que somente a força masculina seria capaz de quebrar alguns aparelhos.
"O governo precisa colocar câmeras para que o vândalo que quebrar, pague. Quem faz estes atos são vândalos. Então, ele tem que assumir o que faz, mas o governo também precisa fazer a parte dele, que é manter".
A Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) informou àTV Gazetaque a reposição das luminárias do Eixo Quartel já foi providenciada e será feita nos próximos dias. Quanto aos problemas com os equipamentos e à via, o órgão não informou o que será feito.