O Ministério Público de Alagoas (MP-AL) informou, nesta sexta-feira (26), que instaurou um inquérito preparatório para apurar a eliminação irregular de chorume pela Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Maceió. A ação apura um possível crime ambiental e foi encaminhada pelo promotor Alberto Fonseca, titular da 4ª Promotoria, com atribuição na área do Meio Ambiente.
O documento do MP solicita que diligências sejam realizadas com a finalidade de apurar as responsabilidades e a constatação de dano ambiental, após a polícia flagrar caminhões-tanque descartando chorume em um canavial próximo ao Aeroporto de Maceió.
Leia também
O flagrante foi realizado pela Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic) nessa quinta-feira e a ação apreendeu três caminhões e prendeu os motoristas.
"A gente vinha acompanhando essa situação há algum tempo. Durante a madrugada, as equipes flagraram os caminhões encostando em um canavial e fizeram de forma irregular", disse Cayo Rodrigues, coordenador da operação.

Por meio de nota, a Estre Ambiental, responsável por administrar a Central de Tratamento de Resíduos de Maceió, informou que "segue rigorosamente todos os procedimentos de segurança e normas ambientais para o tratamento de resíduos. Do volume de chorume gerado, metade é tratado dentro do próprio aterro e, outra parte, enviada para tratamento externo, ambos devidamente licenciados pelos órgãos ambientais competentes." A empresa também afirma que abriu uma sindicância interna para apurar o ocorrido.