A agenda cultural da Gazetaweb deste final de semana está recheada de eventos que, além da diversão e lazer, pretendem proporcionar ao público conhecimentos culturais e artísticos. Portanto, confira-os e aproveite essas propostas educativas e de contemplação.
>> 20 ANOS DA EXPOSIÇÃO OLHAR ALAGOAS

Para celebrar os 20 anos da exposição "Olhar Alagoas", a Pinacoteca Universitária levou para Arapiraca 14 obras de arte, que são parte de seu acervo e que foram doadas por artistas que participaram da mostra inaugural de 1999. As obras em questão são as primeiras responsáveis por colocar o museu universitário no rol da arte contemporânea. A nova exposição, que recebeu o nome de "20 Anos da Exposição Olhar Alagoas: Arte Contemporânea na Pinacoteca da Ufal", está em cartaz na Galeria Sesc Arapiraca durante quase três meses. A autorias das artes em exposição são de: Bárbara Lessa, Eva Le Campion, Fernando Honaiser, Kalinka Bueno, Lula Nogueira, Marcos Aurélio, Rosa Maria Piatti, Reinaldo Lessa e Rosivaldo Reis. É a primeira vez que a Pina leva seu acervo para outra cidade.
Leia também
SERVIÇO
>> ELISA - EXPOSIÇÃO DE ARTE

"Alguém olhou para a obra Elisa e disse que ela é feita de dor e de garra. Nada poderia traduzir melhor às vinte obras ou vinte mulheres desta exposição. Personagens que nos remetem a estranhos contos de fadas e nos levam a refletir sobre a capacidade feminina de suportar fardos imensos em corpos tão delicados", é como explica Rafael Almeida, o curador, sobre a exposição "Elisa", da artista Hilda Moura. A mostra está em cartaz no Galpão 422.
SERVIÇO
>> AEQUILIBRIUM - EXPOSIÇÃO DE ARTE

Está em cartaz na Galeria Gamma, desde o dia 11 de julho, a exposição Aequilibrium, do artista plástico Rosivaldo Reis. Sua arte liberta de considerações regionalistas transmuta- se numa dimensão universal preocupada com conceitos cuja amplitude promove reflexões sobre problemas contemporâneos alimentos a realidade do mundo que vivemos. Equilíbrio ratifica a estabilidade emocional e política pondo em foco prudência, ponderação e ética em determinado momento dominante considerando ser seu potencial discurso conceitual o equilíbrio.
SERVIÇO
360° - ÚLTIMA SEMANA DA EXPOSIÇÃO DE EDUARDO BASTOS

Durante dois meses o Complexo Cultural Teatro Deodoro, no centro de Maceió, pintou-se em tons festivos e sutis, livres e muito delicados, colorindo os dois pisos da galeria. Isso graças às pinturas da exposição de nome "360°", do artista, arquiteto e designer Eduardo Bastos, que deixou em cartaz uma variedade de aquarelas de traços muito originais. A exposição, que foi aberta no dia 25 de maio, está em seus últimos dias de visitação - quem ainda não viu, ou gostaria de rever, têm até o dia 21 deste mês de julho, próximo domingo.
SERVIÇO
>> RUPTURA - EXPOSIÇÃO DE ARTE

Numa iniciativa do movimento Antropofágico Miscigenado em parceria com a Diteal e Café da Linda, o artista realiza primeira exposição individual de Rolderick Leão, 32 anos, que desenha desde criança. Nascido em Palmares, interior do Estado de Pernambuco, o artista apresenta 15 obras com desenhos e ilustrações em aquarelas e técnicas mistas, além de pinturas a óleo, com a proposta de romper o paradigma da beleza e tirar o público do lugar comum.
SERVIÇO
>> LAGOA MANGUABA - EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA

Se você é apaixonado por fotografia, não vai perder a exposição fotográfica e documental "Lagoa Manguaba. Ilhas, canais e pescadores", do artista visual Pablo de Luca, no Museu Palácio Floriano Peixoto. O lançamento acontece nesta quinta-feira e a mostra fica aberta para visitação até o dia 23 de agosto.
SERVIÇO
>> TELA INDÍGENA - UFAL

O evento "Tela indígena" atividade do projeto de extensão Guetos, acontecerá nos dias 18 e 19 de julho (quinta-feira e sexta-feira) a partir das 16h no auditório do novo bloco de Comunicação Social da Ufal. Serão exibidos os curtas Majur e Projeto Agroflorestal da aldeia Wassu Cocal, esse segundo dirigido por Glauber Xavier que irá palestrar antes da exibição do curta.
SERVIÇO
SEXTA-FEIRA (19)
>> OFICINAS DE FORMAÇÃO AUDIOVISUAL
Com o objetivo de aperfeiçoar profissionais que já atuam no setor audiovisual e também capacitar novos interessados em desenvolver carreira no segmento, como realizador independente de filmes de curta, média e longa-metragem e produtores, a Secult lança um pacote de oficinas voltadas ao setor. Serão seis meses de cursos intensivos enquadrados em modalidades de gestão, criação e técnico e acessibilidade. O lançamento oficial acontece nesta sexta-feira (19), às 18h30, no auditório do Misa, Jaraguá.
SERVIÇO
>> DJONGA EM MACEIÓ - LANÇAMENTO DO ÁLBUM "LADRÃO"
"O menino que queria ser Deus agora é ladrão". Diretamente da Zona Leste de BH, Djonga desembarca em Maceió neste dia 19 de julho, para uma apresentação no Orákulo Chopperia. Ele traz consigo toda sua musicalidade, luta antirracista e ancestralidade. Na oportunidade ele apresenta a Maceió seu novo CD: Ladrão.O show contará, ainda, com performance calorosa da banda Tequila Bomb, do Coletivo Cara Crew e do Rap em Movimento. O DJ Obama e o Santa Mixtape garantem a discotecagem.
SERVIÇO
>> 12º TRIBUTO A CAZUZA

O já tradicional Tributo a Cazuza em Maceió chega a sua 12º edição, o bairro de Jaraguá será palco de uma noite única com Diogo Oliveira interpretando o Cazuza e Myrna Araújo o Janis Joplin, no dia 19 de julho, no Rex Jazz Bar. Classificação indicativa 18 anos.
SERVIÇO
>> 63° BATALHA DO FORMIGUEIRO - RIMADORES
A Batalha do Formigueiro neste dia 19 vai valer pontuação para Liga Marginal de Freestyle, puxada pela Noisqfaiz, que irá circular nas batalhas da cidade, fazendo um ranking para a disputa da vaga alagoana do Duelo Nacional de Mc's 2019.
SERVIÇO
>> JUCÉLIA GOMEZ E BANDA - HAPPY HOUR DO SESC

Para animar a noite de sexta-feira na capital alagoana, o Sesc traz mais um Happy Hour. Desta vez, quem sobe ao palco é a artista Jucélia Gomez, com um repertório eclético, que promete agradar a todos os gostos musicais. O evento acontece na Unidade Sesc Poço, nesta sexta-feira.
SERVIÇO
SÁBADO (20)
>> BANDA 5 A SECO - TEATRO DEODORO

A banda 5 a Seco anunciou em abril que irão interromper as atividades por tempo indeterminado, mas que fará uma turnê comemorativa pelos seus 10 anos entre maio e agosto para se despedir dos fãs. Leo Bianchini, Tó Brandileone, Pedro Altério, Pedro Viáfora e Vinícius Calderoni prometem apresentações emocionantes de agradecimento ao público do grupo por todo o país. Maceió será contemplada com um show inesquecível neste sábado, no Teatro Deodoro.
SERVIÇO
>> ESPERANDO GODOT

Uma das obras dramáticas mais importantes do século XX, a peça teatral Esperando Godot ganhou montagem alagoana. A estreia ocorreu na semana passada e segue em temporada nos próximos dias 20, 21, 27 e 28 de julho. Com Otávio Cabral e Silvio Leal no elenco, espetáculo tem direção de David Farias e grande produção. Esperando Godot, da Cooperativa Alagoense de Teatro. 20,21,27 e 28 de julho, sábados às 20h e domingos às 19h.
SERVIÇO
DOMINGO (21)
>> DEBORAH COLKER

Um dos mais importante balés do mundo, a Cia de Dança Deborah Colker chega a Maceió com a nova roupagem do espetáculo Nó, lançado na Alemanha. Nó volta completamente transformado, com mudanças cenográficas e na trilha sonora, além de outras mudanças que, segundo Deborah Colker, são frutos do amadurecimento natural do espetáculo. O visual é assinado por Alexandre Herchcovitch.
SERVIÇO
>> EMERSON CEARÁ

O humorista Emerson Ceará segue com o seu estilo ácido e direto, misturando a tradição dos grandes comediantes do nordeste com a modernidade da comédia stand up da atualidade. O artista se apresenta em Maceió neste domingo, 21, em única apresentação no Teatro do Marista.
SERVIÇO