A Receita Federal abriu nesta segunda-feira (8) consulta ao segundo lote de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) 2019. Em Alagoas, 25.175 contribuintes serão beneficiado com o repasse total de R$ 40,6 milhões.
Segundo o Fisco, os recursos também englobam restituição de contribuintes que fizeram a declaração entre 2008 e 2018, mas estavam na malha fina. Em nota, o órgão informou que o crédito bancário será feito em 15 de julho, na conta informada pelo contribuinte no formulário da declaração.
Leia também
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone 146. "Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento", informou o órgão, por meio de assessoria de imprensa. "Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora", completou.
A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
"A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF", finalizou a Receita.