Nesta quarta-feira (22), o jornal O Globo revelou que o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), colocou em seu currículo que, em 2015, iniciou um doutorado em Ciência Política na Universidade Federal Fluminense (UFF), com um período de intercâmbio ("sanduíche") em Harvard, nos Estados Unidos.
No entanto, ele nunca cursou a universidade americana e, segundo a UFF, onde ele é doutorando, não se inscreveu para concorrer à bolsa para estudar em Harvard.
Leia também
O currículo foi atualizado em 2016, quando Witzel ainda era juiz federal. Dois anos depois, ele pediu exoneração e se candidatou ao governo do Rio de Janeiro.
Na descrição do currículo, Witzel publicou o nome do orientador na universidade de Harvard, uma das mais conceituadas no mundo: Mark Tushnet. Quando a pessoa preenche o currículo na plataforma Lattes, ela assina um termo de responsabilidade sobre a veracidade das informações declaradas.
Em nota, o governo informou que "não há erro no currículo" e que, "em seu projeto inicial, ele incluiu a possibilidade de aprofundar os estudos em Harvard, projeto interrompido pela campanha ao governo do Estado, em 2018, quando se encerram as inscrições para a universidade norte-americana".
Ainda segundo a nota do governador, a" última atualização feita no currículo foi no dia 8 de abril de 2016" (veja a íntegra da nota no fim da reportagem). Witzel tem até o final do mês de agosto para defender sua tese na UFF. No momento, "ele ainda estaria fazendo a seleção de banca para o projeto dele", disse a assessoria.
Veja a íntegra da nota do governo:
"Não há erro no Currículo Lattes do governador Wilson Witzel.
Em seu projeto inicial de doutorado, ele incluiu a possibilidade de aprofundar os estudos em Harvard, projeto interrompido pela campanha ao governo do Estado, em 2018, quando se encerram as inscrições para a universidade norte-americana.
A última atualização feita no currículo foi no dia 8 de abril de 2016.
Quando o governador iniciou o doutorado atuava como juiz federal e não tinha como prever que o projeto de estudar em Harvard poderia ser adiado em razão da eleição.
A banca de doutorado será marcada para os próximos meses, na UFF (Universidade Federal Fluminense)."