As obras do Eixo viário Cepa, via que será alternativa à Avenida Fernandes Lima e que corta várias ruas do Pinheiro, em Maceió, ainda dependem do novo mapa de risco que será divulgado pelas autoridades de Defesa Civil de Alagoas.
De acordo com a Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), até o momento, não há nenhuma mudança em relação ao projeto inicial do Eixo Cepa.
Leia também
"Estamos aguardando o mapa que será disponibilizado pela CPRM [Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais] para ter ciência das ruas que estão fora da área de risco, e a partir daí seja elaborada uma nova estratégia de viabilização do Eixo Cepa", informou a secretaria.
O laudo da CPRM apontou que, na região, há uma falha geológica que se estende por um longo trecho por bairros da localidade.
O projeto inicial do Eixo Cepa estabelecia o começo da via na região localizada próximo ao Ibama, na Fernandes Lima, e terminava na rua Frei Caneca, já no Cepa.. O Eixo terá o formato de binário - duas vias paralelas, de mão única e sentido contrário, que servirá para o escoamento do trânsito e otimização do tráfego.
A ordem de serviço para construção da via foi assinada pelo governador Renan Filho (MDB) em agosto de 2016. Ao longo deste período, o eixo enfrentou embargos após a supressão de mata que foi considerada nativa. No início deste ano, a CPRM recomendou a paralisação como medida de segurança.