Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Ministro faz referências à Bíblia e compara Bolsonaro a Jesus

Ernesto Araújo fez afirmação em discurso na cerimônia de formatura de novos diplomatas do Instituto Rio Branco

Em discurso, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, comparou o presidente Jair Bolsonaro a Jesus Cristo. A declaração foi feita durante cerimônia de formatura de novos diplomatas do Instituto Rio Branco, no Itamaraty, nesta sexta-feira (3). O presidente Jair Bolsonaro também esteve presente.

Segundo Araújo, Bolsonaro é a "pedra angular" do "edifício do novo Brasil". A pedra angular é mencionada em duas passagens do Novo Testamento. Em uma, nos Atos dos Apóstolos, é comparada a Jesus. "Esse Jesus, pedra que foi desprezada por vós, edificadores, tornou-se a pedra angular", diz o versículo 11 do capítulo 4.

Leia também

"De fato, a pedra que os órgãos de imprensa rejeitaram, que a mídia rejeitou, a pedra que os intelectuais rejeitaram, a pedra que tantos artistas rejeitaram, a pedra que tantos autoproclamados especialistas rejeitaram, essa pedra tornou-se a pedra angular do edifício, o edifício do novo Brasil", declarou Araújo.

Após a cerimônia, indagado se no discurso havia comparado o presidente a Jesus, Araújo, entre risos, inicialmente disse que não. Mas em seguida afirmou que a declaração se aplica não só a Bolsonaro necessariamente, "mas à situação de qualquer pessoa que vive essa situação, de certa maneira rejeitada e que se torna uma figura central".

Depois, questionado se a referência era a Bolsonaro quando mencionou a "pedra angular", o ministro respondeu que sim. "É, pensei sobretudo no presidente", afirmou.

Pergunta:Quando o senhor citou a pedra angular, o senhor estava comparando Bolsonaro a Jesus?

Resposta:Não (risos)... A questão está também em Matheus... Acho que se aplica ao que a gente viveu, toda essa, né... Acho que não é necessariamente só ele, mas a situação de qualquer pessoa que vive essa situação, de certa maneira rejeitada e que se torna uma figura central. Acho que é importante a gente fazer esse tipo de reflexão.

[No Evangelho de Mateus, capitulo 21, versículo 42, é Jesus quem cita um trecho das Antigas Escrituras para falar da pedra angular. O versículo diz: "Jesus acrescentou: 'Nunca lestes nas Escrituras: A pedra rejeitada pelos construtores tornou-se a pedra angular; isto é obra do Senhor, e é admirável aos nossos olhos?"]

Pergunta:Para o senhor o presidente Bolsonaro é a "pedra angular" do novo Brasil, que o senhor cita?

Resposta:Eu acho que sim.

Pergunta:O senhor fala no discurso em pedra angular, o senhor se referia ao presidente?

Resposta:É, pensei sobretudo no presidente.

Após a solenidade, Bolsonaro foi indagado sobre a referência feita por Araújo no discurso. "Quando o senhor foi considerado como um Cristo nesse versículo da pedra angular, o senhor não se sentiu desconfortável?"

Bolsonaro respondeu: "Não, eu era do baixíssimo clero, vocês sabem disso. Eu era uma pessoa, carta fora do baralho no maior nível político do Brasil naquela época. Resolvi me candidatar tendo a verdade acima de tudo. Chegamos. Temos agora a grande responsabilidade de administrar o Brasil para todos".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X