A abertura da segunda Festa Literária do Graciliano Ramos (Fligraça), nesta quinta-feira (25), reuniu moradores do bairro e artesãos ao longo de uma programação repleta de cultura e diversão. A exposição, realizada com o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), acontece até o próximo sábado (27), na Praça Central e na Associação de Moradores do conjunto residencial.
Para a moradora e artesã Cristiana Costa, responsável pelo Coisas da Cris, a feira é um oportunidade para apresentar o trabalho para todos os que prestigiarem a exposição. "É muito importante para aproximar os moradores do bairro e as pessoas de outros locais e mostrar o artesanato. É importante para o bairro e para toda a comunidade. Todo bairro deveria fazer isso. Cultura é bom pra todo mundo", destacou.
Leia também
Regina Couto e Preta Lima, do Instituto Feminista Jarede Viana, trabalham com mulheres e jovens, buscando oferecer uma oportunidade de geração de renda e estão expondo o material durante a Fligraça.
"Como somos do bairro é uma maneira de mostrar o nosso trabalho para a nossa comunidade. Mostrar o empoderamento das mulheres, que estavam ou estão em estado de vulnerabilidade", explicou Preta Lima.
Para Regina, a feira é uma forma de fortalecer a cultura local e resgatar culturas que estão se perdendo. "Como a banda de pífano, por exemplo", destacou Regina Couto.

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Vinícius Palmeira, destacou que a Fligraça homenageia o cantor Alceu Valença e o escritor e político Jayme de Altavilla. "É um local completamente adequado pra receber essa feira literária, pois o bairro leva o nome do maior escritor brasileiro e alagoano. Nascido na cidade de Viçosa. É uma maneira de trabalhar um vetor importante que é a estimulação da leitura na infância", explicou.
Para o diretor de cultura da Associação de Moradores, Josiel Caldas, é uma honra receber a Festa Literária. "Temos muito orgulho, pois nós somos o único bairro da parte alta da cidade que promovemos um evento como esse".
Confira, abaixo, a programação completa da segunda Fligraça:
Sexta-feira (26)
9h - Palestra Problemas Ambientais em Maceió, com Virgínia Miller;
14h - Palestra sobre o homenageado Jayme de Altavilla, com Jayme de Altavilla Júnior;
19h - Programação cultural com a participação da banda do Corpo de Bombeiros de Alagoas, dupla de violeiros, cantor Paulo Monte e banda Hudon Torres.
Sábado (27)
19h - Programação cultural com a participação da banda do Exército, Igor e banda, trio de forró e Júnior Almeida.