Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Traipu está entre as piores colocadas em novo índice de desigualdade da Fiocruz

Índice Brasileiro de Privação (IBP) funciona como IDH da desigualdade e usa dados do último Censo

A cidade de Traipu, no Agreste Alagoano, está entre as piores colocadas no Índice Brasileiro de Privação, medidor de desigualdade que está para ser lançado pela Fundação Fiocruz. Segundo a Folha de São Paulo, que teve acesso ao levantamento em primeira mão, a posição mais alta do Nordeste no ranking geral é a de número 641, com Fernando de Noronha (PE).

O agregado funciona como um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), mas foca na desigualdade em pequenas áreas. Para sua construção, foram usados dados do último Censo, de 2010, como saneamento básico, condições de moradia e renda. Apenas quatro cidades do eixo Norte-Nordeste estão entre as 1.000 melhores colocadas.

Leia também

A cidade de São Vendelino, no Rio Grande do Sul, foi eleita a primeira colocada. O top 10 tem mais sete cidades da região Sul. Westfália (RS) é a vice-líder, Balneário Camboriú (SC) fica em quarto, e do sexto ao décimo lugar estão Dois Irmãos (RS), Tupandi (RS), São José do Hortêncio (RS), Pomerode (SC) e Blumenau (SC).

As outras duas cidades entre as dez primeiras colocadas são de São Paulo: São Caetano do Sul (3ª) e Águas de São Pedro (5ª).

A região Nordeste só vai ter uma cidade na lista na 641ª colocação do ranking: a ilha paradisíaca de Fernando de Noronha, em Pernambuco. Entre os mil primeiros, ainda estão duas capitais nordestinas: Salvador (885ª) e Aracaju (989ª).

O Norte, por sua vez, só tem um representante entre os mil primeiros lugares. É a capital do Tocantins, Palmas, no 755º posto. Na região, em seguida, estão Belém (1.298º), do Pará, e Gurupi (1.361), também no Tocantins.

Já o Centro-Oeste tem como melhor cidade Goiânia, capital de Goiás, na 274ª colocação. Brasília, capital federal, está logo atrás, em 283º.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X