O novo formato da Copa Alagoas mostrou uma alta competitividade durante os jogos. E isso deixa a última rodada com requintes de decisão. Neste fim de semana, entre sábado (5) e domingo (6), a Copa AL conhecerá todos os seus classificados, além dos confrontos das quartas de final.
Até o momento, seis equipes já estão classificadas para a 2ª fase, porém, nenhuma conhece a sua posição final. São elas: ASA, Coruripe, Desportivo Aliança, CSE, Cruzeiro e CRB.
Leia também
Segundo o regulamento, se classificam os quatro primeiros de cada grupo. O chaveamento já foi pré-definido. Os líderes dos grupos enfrentam os quartos colocados, enquanto os vices, enfrentaram os terceiros. Todos do mesmo grupo: 1ºA x 4ºA; 1ºB x 4ºB; 2ºB x 3ºB e 2ºA x 3ºA.
Com isso, os cinco clubes envolvidos na briga (Jaciobá, Dimensão, FF Sport, Dínamo e Murici) fazem cálculos do que precisam para buscar a classificação para a próxima fase. Nas quartas, os duelos são definidos em jogos únicos, em caso de empate, iremos para os pênaltis.
- Jaciobá (Grupo A)
O cálculo do Jaciobá para se classificar é simples: basta empatar com o Cruzeiro dentro do Édson Matias, que ficará em quarto. Entretanto, ainda há chances de classificar em caso de derrota. Caso perca seu duelo, o JAC precisa que o Dimensão tropece, no máximo, conquistando um empate.
- Dimensão Saúde (Grupo A)
Depois de passar boa parte da competição dentro do G4, o Dimensão entra na última rodada em uma situação bem delicada, precisando de uma combinação dupla para passar de fase.

Para começar, o Dimensão precisa, obrigatoriamente, vencer o FF Sport Atalaiense, dentro de casa. Sem isso, não avança. Caso consiga os três pontos em seu jogo, ainda precisa que o Jaciobá seja derrotado pelo Cruzeiro.
- FF Sport Atalaiense (Grupo B)
O Grupo B é, disparadamente, o grupo mais disputado até aqui. Isso porque três clubes ainda brigam por uma única vaga, que, por enquanto, pertence ao Tricolor de Ferro. O FF consegue avançar até mesmo se perder. Caso perca, o Murici não pode vencer o Miguelense, e o Dínamo não pode vencer o Zumbi.
Por outro lado, o Sport avança se vencer, daí tem a vantagem de depender apenas de suas forças. Em caso de empate, o cálculo terá que ser feito na ponta da caneta. Se empatar, o Dínamo não pode vencer sob nenhuma circunstância, e o Murici só poderia ganhar por, no máximo, um gol de diferença.
- Murici (Grupo B)
Antes favorito no grupo, o Verdão chega aos maus bocados na rodada final. O time é o sexto colocado do Grupo B, e é o que tem menos chances matemáticas de classificação. O Murici precisa de uma combinação difícil, porém, só passa em caso de vitória. Se empatar ou perder para o Miguelense, estará eliminado.

Mesmo vencendo, precisa ainda de uma combinação um pouco complicada. Primeiro, o Dínamo não pode vencer, assim como o FF Sport. Porém, ainda há chances se o FF Sport empatar com o Dimensão. Em caso de vitória muriciense e empate do FF, o Murici só passa se conseguir uma vitória por três gols de diferença, no mínimo.
- Dínamo (Grupo B)
O Siri também não tem uma vida fácil, porém, é menos problemática que a do Murici, já que está na frente do clube na tabela de classificação. Empate e derrota, obviamente, também não servem para o clube de Santa Luzia do Norte. Porém, se vencer, basta um tropeço do FF Sport. Essa vantagem se dá pelo saldo de gol das equipes, que atualmente estão empatadas com -1 gol.
Confira a classificação e os últimos jogos da Copa AL: