Para a Agreste Saneamento educação ambiental precisa começar desde cedo. Por isso, a empresa do grupo Iguá em Alagoas investe de forma contínua e crescente no desenvolvimento de projetos e ações que estimulem e fortaleçam a cultura da preservação e conscientização entre os pequenos. Exemplo disso é a retomada do Agreste Semeando, iniciativa que constrói viveiros em escolas públicas dos municípios atendidos.
O projeto iniciou em 2018, mas foi interrompido devido às restrições sanitárias impostas pela Covid-19. Em maio deste ano, as equipes da Agreste Saneamento, lideradas pelo time de Sustentabilidade, retomaram os trabalhos iniciando manutenção em viveiro instalado no município de Craíbas.
Leia também
Com o espaço pronto, as crianças colocam em prática os conteúdos abordados nas aulas teóricas de educação ambiental. Além de cuidar das suas próprias plantinhas - desde a semeadura até a colheita - elas também têm a oportunidade de produzir mudas para doação à comunidade. “É um momento enriquecedor para as crianças acompanharem o desenvolvimento das sementes que elas mesmas plantaram. Nós oferecemos toda a estrutura para a implantação e funcionamento, também ministramos palestras sobre o funcionamento adequado e acompanhamos a execução das atividades pelos docentes. Acreditamos em resultados extremamente positivos com a parceria entre empresa e escolas”, afirma Emílio Nascimento, gerente operacional da Agreste Saneamento.
A supervisora Ambiental e de Responsabilidade Social da Agreste, Rafaela Santoro, comemora a retomada do projeto. Ela ressalta que a empresa atua em diversas parcerias com as escolas da região para a disseminação da educação ambiental. “Vale lembrar que temos projetos como o Agreste Itinerante, que leva palestras de forma lúdica a crianças de 6 a 11 anos, Você no Saneamento, que recebe alunos mais velhos na ETA Arapiraca, ações de doação de mudas e tantas outras iniciativas ao longo dos dez anos de atuação da empresa, que reforçam esse olhar apurado para a sustentabilidade, para o cuidado com o meio ambiente”, acrescenta.
Todos os municípios atendidos pela Agreste Saneamento serão beneficiados pelo projeto Agreste Semeando, sempre em parceria com as Secretarias de Educação e Meio Ambiente. Além de Craíbas, a cidade de Girau do Ponciano também tem um viveiro instalado em 2018 e que deve ser revitalizado.
Sobre a Agreste Saneamento
A Agreste Saneamento, operação do Grupo Iguá, atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) desde 2012 - através de uma parceria público-privada (PPP) - com duração de 30 anos. O objetivo é universalizar o acesso da população a água de qualidade e assegurar melhorias nos sistemas de abastecimento de 10 municípios da região agreste do estado, beneficiando mais de 377 mil pessoas. É considerada uma das melhores empresas para se trabalhar em Alagoas, de acordo com a pesquisa realizada pelo Great Place to Work Brasil (GPTW) nos anos de 2018, 2020 e 2021.
Em 2020, recebeu o destaque nacional entre as 100 melhores empresas de pequeno porte do país pela Revista Pequena Empresas, Grandes Negócios e GPTW. Também foi reconhecida pelo Instituto Trata Brasil como “Caso de Sucesso em Saneamento Básico”. Em 2021, recebeu o troféu “Quíron Bronze” no Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS) pelo compromisso com a excelência nos serviços prestados.
Já na 4ª edição do Prêmio Sustentabilidade da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON) a operação da Iguá em Alagoas foi premiada nas categorias Inovação Técnica e Sociedade e Consumidores por duas iniciativas desenvolvidas no agreste do estado.
Sobre a Iguá Saneamento
Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas.
A Iguá tem quatro pilares essenciais que orientam as ações socioambientais em todas as suas unidades, constituindo o planejamento estratégico SERR: Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu publicamente o compromisso de zerar as emissões de carbono até 2030.
Em 2021, ganhou reconhecimento pela excelência em gestão e serviços com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS). No mesmo ano, foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega aproximadamente 1,8 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.
*Com assessoria