Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, o Governo de Alagoas produziu um vídeo institucional com 100% de atuação de profissionais pretos. Desde criação, elaboração da peça, direção e edição, além do elenco, todos que foram mobilizados eram negros.
A campanha tem a narrativa do icônico poema ‘Serra da Barriga’, escrito por Jorge de Lima, e mostra imagens de personagens pretos no berço de Zumbi, o grande líder do Quilombo dos Palmares, em União dos Palmares, e que se transformou em um símbolo de resistência e luta pela igualdade racial no Brasil.
Leia também
Como Jorge de Lima nasceu em 23 de abril de 1893, em União dos Palmares, e morreu em 15 de novembro de 1953, aos 60 anos, no Rio de Janeiro, 2023 já é um ano histórico por estar fazendo 130 anos do nascimento e 70 anos da morte deste grande poeta alagoano.
A peça publicitária foi assinada pela ATC [Artecetera Comunicação Integrada] e foi filmada pela equipe da produtora VTK. A criação é do publicitário Luciano Quirino, sócio-diretor da empresa, que se disse desafiado a elaborar a campanha.
“Pra gente, foi um grato desafio, porque a Artecetera sempre teve em seu DNA a diversidade e a inclusão. Quando recebemos o desafio, logo reunimos os integrantes de nossa equipe, que são pretos, para desenvolver a campanha. Daí fomos com a produtora VTK montando toda a equipe, desde produção, direção de cena, elenco e demais áreas”, explicou.
Ele comemorou o resultado do material. “Um trabalho cheio de significado, orgulho e representatividade. Uma grande ação do Governo de Alagoas”, avalia.
"É de extrema importância exaltar nossas raízes ancestrais e a essência do povo que moldou o nosso Estado. A representatividade negra presente no vídeo é a mesma que almejamos e lutamos em todos os espaços da sociedade alagoana e brasileira, sobretudo os de poder. Isso mostra o propósito do Governo do Estado em construir e promover a equidade em Alagoas", ressaltou Maria Silva, secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos.
O gerente de Jornalismo da Secom, Alexandre Lino, também salientou a importância do material publicitário. "Confesso que fiquei emocionado ao assistir pela primeira vez essa peça. Essa produção ressalta toda a qualidade do trabalho dos afrodescendentes que atuam profissionalmente em Alagoas. Somos a Terra da Liberdade, e nada mais justo que nosso DNA esteja cravado também neste momento tão representativo".
No perfil do Instagram, o Governo de Alagoas classificou o feito como uma celebração ao momento histórico. “Entre os montes da Serra da Barriga, onde ecoam os feitos corajosos de Zumbi dos Palmares, celebramos a Consciência Negra. Cada cena é um tributo ao legado que transcende o tempo, uma reverência ao pulsar constante da cultura que molda nossa Alagoas. A luta por igualdade e respeito é diária”, ressalta.