A Taça das Grotas estará de volta em 2024. A competição chega a sua sexta edição e foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (22), durante evento no Estádio Rei Pelé. Seguindo os padrões de anos anteriores, o torneio terá 48 participantes e quase 1.000 atletas. A previsão de início é para o dia 22 de março.
A competição segue com a proposta de ajudar o social e os jovens garotos que residem nas grotas da capital alagoana.
Leia também
A Taça continua com 48 equipes das comunidades de maior vulnerabilidade social de Maceió e região metropolitana. Cerca de 960 jovens de 14 a 17 anos estarão em atividade buscando o título de uma das disputas mais aguardadas do calendário esportivo alagoano.
Secretária do Esporte, Lazer e Juventude, Lydia Pollyana destacou a importância social e esportiva do evento: “A Taça das Grotas está chegando na sua sexta edição, ou seja, é uma competição consolidada no calendário do futebol alagoano. Desde a primeira realização, com 16 times, agora com 48, nosso compromisso é o mesmo, de levar esporte, lazer, promover a inclusão social e abrir novas portas para esses jovens que disputam a competição”.
Uma das principais novidades para a edição 2024 é a forma de disputa. Sai a eliminatória na primeira rodada, quando metade das equipes eram eliminadas, e entram as Séries Ouro e Prata.
Haverá uma primeira rodada em que os 48 times se enfrentam. Os 24 vencedores serão distribuídos na Série Ouro, em seis grupos de quatro, classificando dois de cada grupo e os quatro melhores terceiros lugares.
Já as 24 equipes que perderam na primeira rodada, seguem para a Série Prata. Após as três primeiras rodadas da Série Ouro, começa o “mata-mata” da Série Prata, caindo de 24 para 12, depois seis e, ao final, três equipes serão avaliadas por índices técnicos.