
A operação deflagrada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL) nesta quinta-feira (3) resultou, até o momento, na prisão de 22 suspeitos, sendo três flagrantes, além da apreensão de armas e drogas. No entanto, o líder da facção Comando Vermelho (CV) em Penedo continua foragido.
A ação visa cumprir 118 mandados judiciais, sendo 32 de prisão e 86 de busca e apreensão, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, comércio ilegal de armas e homicídios. A operação contou com a participação de forças de segurança estaduais e interestaduais, com mandados sendo cumpridos em Alagoas, São Paulo, Goiás, Sergipe e Bahia.
Leia também
Segundo as investigações, a facção atua diretamente no tráfico de drogas e em uma série de homicídios motivados pela disputa pelo controle do comércio ilegal na região de Penedo. Durante a operação, a polícia prendeu o braço direito do líder do CV, conhecido como Tubarão, que comandava o tráfico e ordenava execuções a partir de São Paulo. Ele foi capturado no dia 30 de janeiro.
“As investigações começaram para apurar o tráfico de drogas em Penedo e identificamos uma guerra entre facções. O líder do tráfico na cidade ordenou vários homicídios e fugiu para São Paulo, onde foi preso em janeiro”, explicou o delegado Igor Diego.
Ainda de acordo com o delegado, os crimes eram motivados por dívidas com drogas e pela disputa entre facções. “Identificamos oito homicídios relacionados a essa guerra. As vítimas eram, em sua maioria, traficantes ou usuários que passaram a comprar de grupos rivais, o que resultou em execuções ordenadas pelos líderes”, afirmou.
Das 32 ordens de prisão expedidas pela Justiça, 22 já foram cumpridas, além das três prisões em flagrante. Os suspeitos foram detidos nos seguintes locais em Alagoas: Penedo (9), Maceió (4, sendo 2 em flagrante), Arapiraca (1), São Sebastião (1, em flagrante), Piaçabuçu (1); Bahia: 1 prisão; Goiás: 1 prisão (braço direito do líder da facção).
Além das prisões, foram apreendidas drogas, armas de fogo e munições.
Líder do CV segue foragido
O chefe da facção em Penedo ainda não foi localizado. De acordo com as investigações, ele fugiu da cidade, mas permanece em Alagoas.
“Quando a investigação começou, em 2023, todos os alvos estavam em Penedo. Com o tempo, alguns foram presos e outros fugiram para outros estados, tentando continuar suas atividades à distância. Mas temos um trabalho integrado com forças de segurança de todo o país, o que nos permite capturar criminosos que atuam em Alagoas, mesmo que fujam para outros estados”, destacou o delegado Igor Diego.