Algumas situações recentes estão levando fortes candidatos a mudar o rumo ou mesmo rever as composições pactuadas recentemente, o que não deixa de ser surpresa depois da saída de Davi Davino, do PP, para o Republicanos e a ascendência do deputado Alfredo Gaspar, do União Brasil, que passa a ser alternativa, também, para uma das duas vagas ao Senado.
Se eles admitirem entrar na parada – o que não foi feito até o momento e é considerado um assunto que não pode nem deve ser precipitado –, o panorama político vai mudar substancialmente.
REVISÃO
Como os últimos acontecimentos políticos estão demonstrando que o mar não está pra peixe, as chances se reduzem, e as alianças cada vez mais começam a se desintegrar.
ABALANDO
A possibilidade de o deputado Alfredo Gaspar disputar uma das vagas do Senado é real, assim como a de Davi Davino. A disputa deverá ser uma das mais acirradas das últimas eleições.
ESCADINHA
Como teremos eleições para deputado estadual, federal, senador e governador, a grana vai ser alta. Um deputado estadual – pelas projeções matemáticas – não se elege com investimentos inferiores a R$ 15 milhões, valor que aumenta muito para federal e candidaturas majoritários.
APELAÇÃO
Para utilizar esses recursos, os candidatos, em sua maioria, torram o que possuem e comumente ainda ficam endividados com empréstimos com agiotas, dando-lhes como garantia casas, apartamentos, carros e propriedades rurais, apostando que um mandato lhes dará grandes compensações financeiras, seja de qual modo for.
ÁREA LIVRE
Disposto a não concorrer a nenhum cargo eletivo a partir do próximo ano, o vice-governador Ronaldo Lessa dá sinais de que continuará dirigindo o PDT e participando ativamente de algumas candidaturas que deverão ser anunciadas em breve pelo partido. Até agora, entretanto, a secretária e ex-prefeita de Maceió Kátia Born tem sinalizado que concorrerá a uma vaga na Câmara Federal.
AGUARDANDO
Como o caldeirão político tende a ferver nos próximos meses, o Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor, aguarda ainda algumas definições para traçar o seu projeto político para 2026 e anos seguintes. Mesmo que ainda não tenha declarado para onde vai nas eleições do próximo ano, Marcelo Victor trabalha para a reeleição e ajudará a definir rumos do MDB, com a possibilidade de apoiar uma candidatura ao governo do Ministro e senador Renan Filho, se for o caso.
POSSE
O Governador Paulo Dantas empossa, nesta segunda-feira (14), às 17h, a ex-deputada federal Tereza Nelma no cargo de secretária da Cidadania e da Pessoa com Deficiência. A solenidade será realizada no salão Aqualtune, do Palácio República dos Palmares. Ultimamente ele vinha ocupando a Secretaria Nacional de Aquicultura do Ministério da Pesca e Aquicultura.