
Uma boa notícia na véspera do feriado de Páscoa. O cantor Netinho contou aos fãs nesta quarta-feira (16), que encerrou a segunda fase da quimioterapia e que recebeu alta do Hospital Aliança Star, em Salvador. O artista, de 58 anos, foi diagnosticado com um linfoma raro, câncer que se origina no sistema linfático.
"Bom dia, hoje são 16 de abril de 2025, eu sou o Netinho, estou aqui no Hospital Aliança Estar, em Salvador, Bahia. Terminamos hoje a segunda etapa do meu tratamento de quimioterapia, já estou de alta, estou indo para casa", comunicou o artista.
Leia também
Ainda no post, Netinho informou quando volta ao hospital para a terceira fase do tratamento. Serão seis ao todo.
"Voltarei no dia 28 de abril para a terceira fase da quimioterapia. Bom dia para todos, vamos que vamos."
Um dia antes, Netinho celebrou um ganho de peso desde o início do tratamento.
"Ganhei 1kg de ontem pra hoje", informou ele, que acrescentou: "Além do cabelo que caiu, minha barba não nasce desde que comecei o tratamento. Só quando acaba que volta a crescer tudo de novo."
Queda de cabelo
No mês passado, Netinho publicou um vídeo em suas redes sociais em que aparecia careca e explicou a decisão de raspar a cabeça.
"Minha gente, bom dia. Hoje é dia 26 de março de 2025, sabendo que nesse tipo de tratamento que eu faço o cabelo cai todo e depois volta a nascer... Começou a cair anteontem, eu 'meti' logo a máquina e zerei. Agora é esperar voltar a crescer", disse ele em vídeo.
Diagnóstico
O artista tornou o assunto público no dia 21 de março, quando teve alta do Hospital Aliança Star, em Salvador, e divulgou seu boletim médico onde constava a informação. O documento foi assinado pela diretoria médica do Hospital Aliança, e diz que após a descoberta do linfoma, Netinho segue com "acompanhamento onco-hematológico", sob coordenação da médica Glória Bonfim.
Netinho deu entrada no Hospital Aliança Star, em Salvador, no dia 25 de fevereiro, após sentir dores nas costas e dificuldade para caminhar e, desde então, vinha investigando seu estado de saúde.
O que é linfoma?
O gshow conversou com o médico Breno Gusmão, onco-hematologista do Comitê Médico da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), que explicou que tipo de câncer é o linfoma e que tipo de tratamento é feito para a doença.
“O linfoma é um tipo de câncer de sangue, do sistema imune e do sistema linfático e pode acometer pessoas de qualquer idade, e se subdivide basicamente entre linfomas de Hodgkin e linfomas não Hodgkin. Porém também utilizamos outras classificações e hoje sabemos que temos mais de 30 tipos de linfomas diferentes. Então é importante um correto diagnóstico para saber qual o tratamento correto”, explicou.
O especialista diz que, entre essas classificações constam o fato do câncer ser agressivo ou de baixa progressão – chamado de indolente -, e que isso é fundamental para prescrever o tratamento, que costuma associar imunoterapia e quimioterapia.
“Eles são subdivididos entre linfomas agressivos e linfomas indolentes, que são de lenta progressão, e isso é importante para a estratégia terapêutica. É uma doença maligna e está entre os 10 mais frequentes na população”, explica Breno Gusmão.