
A Série D do Campeonato Brasileiro começa neste domingo (20) para os representantes alagoanos, ASA e Penedense. Enquanto o time de Arapiraca busca o tão sonhado acesso à Série C, o clube ribeirinho vive um momento histórico em sua primeira participação em uma competição nacional.

ASA quer estrear com o pé direito
Leia também
Vice-campeão alagoano, o ASA chega reforçado e motivado para a disputa da Série D. O time comandado por Ranielle Ribeiro encara a Juazeirense, às 16h, no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro-BA. Sem disputar uma partida oficial desde 15 de março, o Alvinegro aposta na força do elenco e seu entrosamento para estrear bem.
“A equipe está pronta. Agora o mais importante é entrar em campo”, afirmou o treinador.
Apesar da confiança, o ASA terá um adversário indigesto, logo mais. A Juazeirense tem sido uma verdadeira pedra no sapato alvinegro. Nos últimos três confrontos entre as equipes no Adautão, todos terminaram empatados. O mais recente foi neste ano, pela fase preliminar da Copa do Nordeste, quando a equipe baiana eliminou o Alvinegro nos pênaltis.
Na temporada, o “Cancão de Fogo” teve desempenho modesto. Foi eliminado ainda na fase de grupos da Copa do Nordeste e terminou o Campeonato Baiano em 6º lugar, com 10 pontos — três a menos que o 4º colocado, Atlético de Alagoinhas.
A provável escalação do ASA tem: Matheus Vinicius; Paulinho, Cristian Lucca, Zulu e Charles; Tibiri, Fabrício Bigode e Sammuel; Keliton, Thiago Alagoano e Júnior Viçosa.

Estreia histórica do Penedense em casa
Em Penedo, a expectativa é de casa cheia para a estreia do clube mais antigo de Alagoas em um torneio nacional. Vice-campeão da Copa Alagoas, o Penedense encara o Barcelona de Ilhéus, às 16h, no Estádio Alfredo Leahy.
A equipe ribeirinha é comandada por Jaelson Marcelino, técnico conhecido por seus acessos no futebol alagoano, e agora encara o desafio de consolidar o Jacaré em nível nacional.
Mesmo em busca de afirmação, o Penedense sonha com uma boa campanha — e por que não com o acesso?
O adversário, assim como o clube ribeirinho, também vive sua primeira experiência em competições nacionais. O Barcelona de Ilhéus teve um início de temporada movimentado, mas sem grande sucesso. Foi eliminado na fase preliminar da Copa do Nordeste pelo CSA, perdeu na 1ª fase da Copa do Brasil para o Athletic-MG e terminou o Campeonato Baiano na 8ª colocação, apenas seis pontos à frente da zona de rebaixamento.
A provável escalação do Penedense tem: Alexandre; Luciano Tchow, Rafão, Matheus Recife e Drey; Kailan, Sorin e Nilton; Maycon Alagoano, Romarinho e Afonso.
*Sob supervisão da Editoria