Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Papa Francisco será enterrado em caixão simples e fora do Vaticano

O papa Francisco morreu aos 88 anos, em Roma, após ocupar o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos


			
				Papa Francisco será enterrado em caixão simples e fora do Vaticano
Papa Francisco será enterrado em caixão simples e fora do Vaticano. Grzegorz Galazka/Archivio Grzegorz Galazka/Mondadori Portfolio via Getty Images

O funeral de um papa é um evento de enorme importância para a Igreja Católica e para milhões de fiéis ao redor do mundo. Papa Francisco, que morreu, aos 88 anos, na madrugada desta segunda-feira (21), havia expressado o desejo de ser enterrado fora do Vaticano, um fato que acontecerá pela primeira vez em mais de um século.

Francisco optou por não ser enterrado na Basílica de São Pedro, onde repousam outros papas, mas sim na Basílica de Santa Maria Maggiore, uma das igrejas marianas mais importantes de Roma, demonstrando sua forte devoção à Virgem Maria.

Leia também

Francisco também determinou alterações no modelo do caixão. Antigamente, o papa era enterrado em três urnas (cipreste, chumbo e carvalho). Agora, será apenas uma: uma estrutura única de madeira revestida com zinco, refletindo o estilo mais humilde do pontífice argentino.

“Quero ser sepultado em Santa Maria Maggiore por causa da minha grande devoção”, disse o papa em 2023 ao expressar desejo de ser enterrado fora do Vaticano.

O pontífice ficou internado por cerca de 40 dias após ser diagnosticado com pneumonia dupla. Nesse sábado (19/4), ele apareceu em público, na basílica de São Pedro, no Vaticano. No Domingo de Páscoa (20/4), fez aparição pública na Praça de São Pedro para abençoar os fiéis.

Durante a aparição pública na Praça de São Pedro, ele acenou para as milhares de pessoas que estavam presentes e fez um apelo aos responsáveis políticos “para que não cedam à lógica do medo, mas usem os recursos disponíveis para ajudar os necessitados, combater a fome e promover iniciativas que favoreçam o desenvolvimento”.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X