
Sempre que alguém sorri, algo se revela. O sorriso é a expressão da alma, a expressão mais autêntica da nossa essência e o ponto mais impactante na estética facial. Para além da saúde, a estética do sorriso é capaz de transformar completamente uma face e nesse “projeto arquitetônico” cada milímetro faz absolutamente toda a diferença. Por isso, modelar um sorriso envolve mais do que habilidade técnica, exige um treinamento árduo do olhar, visando adquirir a percepção de cada minucioso detalhe que resultará na construção de um sorriso perfeito.
Com o aumento da longevidade e a valorização da imagem, os mais variados procedimentos estéticos e a venda de cosméticos vêm crescendo. Entretanto, vejo que nem todos têm a percepção do quanto a odontologia poderia mudar suas vidas.
Leia também
Na composição da estética do sorriso, há uma engenharia de milímetros. A relação entre os dentes e os maxilares, bem como o suporte que os mesmos proporcionam aos tecidos moles — especialmente aos lábios — são determinantes para a estética facial. A simetria, a proporção, a inclinação e a exposição dos dentes anteriores (da frente) durante a fala e o sorriso, bem como o contorno gengival, são fatores decisivos na construção de uma estética do sorriso, imprimindo beleza e jovialidade à face. Portanto, um lindo sorriso é capaz de entregar autoestima, autoconfiança e qualidade de vida. Logo, trabalhar com a estética do sorriso é um privilégio que vai além de movimentar dentes, trata-se de cuidar de pessoas e ressignificar vidas.
Na busca incessante pela estética, fico triste quando vejo pessoas desgastando seus dentes para realizar facetas (lentes de contato dentárias), acreditando que esse é o caminho para o sorriso perfeito, quando a maioria dessas ficariam mais belas se beneficiando de uma odontologia interdisciplinar de excelência, sem a necessidade de tais desgastes. Acredito que a construção do sorriso perfeito e do embelezamento facial envolve harmonia e naturalidade.
Eu sempre digo: “A importância do milímetro na ortodontia é equivalente ao metro na arquitetura e na engenharia”. A odontologia estética atual é movida por recursos tecnológicos cada vez mais sofisticados, no entanto, a principal ferramenta que resulta na excelência da transformação de um sorriso é a acurácia no olhar do profissional. E esse olhar envolve a percepção de todas as estruturas biológicas aliada à compreensão dos anseios do ser humano por trás do sorriso.
Profa. Ana Carla Nascimento
– Graduada em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA);
-Especialista em Ortodontia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA);
– Mestre e Especialista em DTM e Dor Orofacial pela Faculdade São Leopoldo Mandic (SLMandic-SP);
-Doutoranda em Odontologia e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (UFBA);
– Membro da Sociedade Brasileira de DTM e Dor Orofacial (SBDOF);
– Professora do curso de especialização em DTM e Dor Orofacial do Núcleo de Ensino Odontológico da Bahia (NEOBA);
-Professora da especialização em Ortodontia do IOA Salvador.
*Os artigos assinados são de responsabilidade dos seus autores, não representando, necessariamente, a opinião da Organização Arnon de Mello.