Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
HOME > blogs > ARIVALDO MAIA
Imagem ilustrativa da imagem Cadastramento para torcedor ir ao estádio começa em junho, diz ministro

BLOG DO
Arivaldo Maia

Cadastramento para torcedor ir ao estádio começa em junho, diz ministro

7111111orlandosilva1.jpg

A partir de 2010, para entrar nos estádios, só com o cartão magnético, garante Ministro Orlando Silva

BRASÍLIA - O ministro do Esporte, Orlando Silva, anunciou ontem que começa em junho o cadastramento de torcedores interessados em frequentar estádios de futebol para acompanhar jogos das séries A e B do campeonato brasileiro. Os torcedores serão identificados com cartão magnético de uso obrigatório para quem quiser entrar em estádios com capacidade mínima de dez mil pessoas a partir de 2010. O cadastramento e o cartão, que deverá até foto do torcedor, fazem parte de um pacote de reforço da segurança nos estádios que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançará hoje.

O pacote prevê ainda o envio ao Congresso Nacional de um projeto que tipifica como crime a venda de ingressos por cambistas e o porte de pau, pedra, bomba ou qualquer outro equipamento que sirva como arma em brigas de torcidas organizadas. O governo pretende ainda exigir que administradores de estádios apresentem, a cada ano, pelo menos quatro laudos técnicos sobre segurança, engenharia, higiene e de regras estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros. As medidas estão dentro da preparação do país para a Copa de 2014.

Orlando Silva disse que a idéia de criação de cartões magnéticos para identificação de torcedores surgiu partir da experiência de autoridades da Inglaterra para conter a violência nos estádios de futebol. Os clubes ingleses fazem a identificação de seus torcedores. Os ingressos para jogos da seleção inglesa são vendidos mediante o cadastramento do comprador. Segundo o ministro, a proposta não tem nenhum vínculo com a União Nacional dos Estudantes (UNE), que tem como uma de suas principais fontes de renda a emissão de carteira estudantil. O ministro é ex-presidente da UNE.

- A Inglaterra fez um trabalho exemplar. Hoje os incidentes (brigas entre torcedores) são irrisórios em relação ao que era no começo dos anos 80 - disse o ministro, depois de apresentar parte das medidas ao lado do ministro da Justiça, Tarso Genro.

Tags

X