Uma história de tantos sabores merecia mesmo um dia inteirinho só pra ela. Eu estou falando da Gastronomia Mineira. Apreciada em todo o país, as peculiaridades das cozinhas de Minas são um verdadeiro deleite que é celebrado hoje, dia 5 de julho, o Dia da Gastronomia Mineira.
E quando o assunto é comida mineira aqui em Alagoas, não tem como não celebrar o Divina Gula. Fundado pelos meus amigos, o chef André Generoso e sua esposa Cláudia Mortimer (in memorian), em 1987, o restaurante se tornou referência e ponto obrigatório pra todos que querem provar da autêntica cozinha mineira.
Lá é impossível não se sentir em casa e, entre os caldinhos, petiscos, pratos e sobremesas, simplesmente não dá pra dizer o que é mais sensacional. O que começou como uma aposta do casal que se encantou por Alagoas e resolveu largar tudo pra empreender aqui, já é também uma verdadeira tradição.
Por isso, em comemoração à data e em nome dos meus amigos queridos, desejo vida longa à gastronomia mineira, vida longa ao Divina Gula! Vamos a duas maravilhosas receitas do Divina Gula?
ARROZ DE QUENGA RICA

Divulgação/Divina Gula
Ingredientes:
- 2 fatias de bacon
- 1 colher de sopa de azeite
- ½ pimentão picado
- 1 cebola grande
- 100g de linguiça calabresa em rodelas
- 100g de linguiça caseira
- 100g de linguiça defumada
- 200g de frango caipira a passarinho
- 150g carne de sol e picada em cubos
- 100g de costelinha de porco
- 3 dentes de alho
- 1.5 xícara de arroz
- 1/2 xícara de milho
- 1/2 xícara de ervilha
- 10 azeitonas verdes picadas
- 50g de uvas passas sem caroço
- 150g de tomate sem pele e sementes
- 1 codorna
Modo de preparo:
Leve uma caçarola grande ao fogo alto e nela coloque o azeite e o toucinho. Ao dourar, junte a linguiça fresca e o frango a passarinho e mexa até perceber a caramelização de todos os ingredientes. Feito isso, acrescente o restante das carnes e continue mexendo para que os novos ingredientes também dourem.
Com todas as carnes caramelizadas, despeje o arroz na panela e acrescente o alho, a cebola, o pimentão e, por último, o tomate, deixando que todos os ingredientes refoguem mais um pouco. Cubra tudo com água fervente e tempere com sal e pimenta. Tampe parcialmente a panela e cozinhe em fogo brando até as carnes ficarem macias. Se precisar, acrescente mais água fervente aos poucos.
Enquanto o arroz cozinha, grelhe a codorna com azeite e sal e reserve. Ao final do cozimento, adicione o milho, a ervilha, a azeitona e as uvas-passas, misturando com o arroz. Por último, é só colocar a codorna por cima do prato e servir.
QUERO-QUERO

Reprodução/Divina Gula
Ingredientes:
- 4 colheres de sopa de creme de goiaba
- 1 colher de sopa de molho de laranja
- 250 gramas de creme gelado de queijo
- 1 biscoito (para formar a base da sobremesa)
- castanha a gosto
- flores comestíveis
Modo de preparo:
O creme de queijo fica em cima do biscoito. Mistura o creme de goiaba ao molho de laranja e despeje sobre o queijo. Use uma colher para dar forma à sobremesa. Acrescente as castanhas e finalize com as flores comestíveis. Prontinho!