
Devido à pandemia provocada pela covid-19, a taxa de desemprego aumentou no país. De acordo com o levantamento da agência de classificação de risco Austin Rating, a previsão é de que o desemprego no Brasil suba para 14,5% neste ano de 2021, ultrapassando a de países como Colômbia, Peru e Sérvia, ficando na 14ª posição de maior taxa de desemprego entre 100 países, conforme aponta as novas projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a economia global. A crise econômica afetou diversas pessoas, principalmente as que estão em posições mais vulneráveis.
O impacto é ainda mais alarmante quando ampliado ao mercado de trabalho para os LGBTQIA+. Por conta do preconceito, a comunidade enfrenta muitos desafios no dia a dia, no qual a inserção é uma das dificuldades enfrentadas. Um levantamento feito pela empresa de consultoria Santo Caos mostrou que 41% afirmam terem sofrido discriminação por sua orientação sexual ou identidade de gênero no ambiente de trabalho; 33% das empresas brasileiras não contratariam pessoas LGBT para cargos de chefia; 61% dos funcionários LGBT no Brasil optam por esconder a sexualidade de colegas/gestores e 90% de travestis estão se prostituindo por não terem conseguido emprego.
Pensando em mudar essa triste realidade, a Aliança Nacional LGBTI+ em parceria com o Centro de Acolhimento Ezequias Rocha Rego (CAERR) abrem vagas para cursos de capacitação técnica e empregabilidade de pessoas LGBTQIA + de Maceió e região metropolitana. No primeiro momento serão ofertadas 20 vagas para curso de Bombeiro Civil.
As inscrições se iniciam nesta segunda-feira (7) e se estendem até o domingo (20), das 9h às 12h e das 14h às 17h. Para se cadastrar, os interessados podem se dirigir até a sede do CAERR, localizado na R.Supervisor Ivaldo Ferino, 413, no bairro do Clima Bom, em Maceió ou pelo link AQUI .
Os cursos acontecem de forma presencial, com aulas três vezes durante a semana, no turno vespertino, com três meses de duração. Estudantes residentes em Maceió terão um auxílio de custo no transporte até a casa.
Ao final das aulas, um certificado emitido pelo Master Cursos será entregue aos alunos. Em breve, também estarão disponíveis cursos nas áreas de agente de vendas e Telemarketing, operador de caixa , balconista de Farmácia, reciclagem de materiais e Secretariado e Recursos Humanos.
Mudando vidas
O projeto da Aliança Nacional LGBTI+ oferece apoio em todo o Brasil para o desenvolvimento de projetos sociais, com a finalidade de capacitar profissionalmente minorias sexuais e de gêneros de diversos estados.
No momento, além de Alagoas, a Aliança Nacional ajuda com projetos de empregabilidade nos estados de Pernambuco, Rio de Janeiro e Paraná.
Fonte: ASCOM/Conexão Brasil - Alagoas