
O número de reclamações contra agências de viagens aumento este ano em 11% em relação ao ano passado, segundo o site “Reclame Aqui”. Os dados mostram que houve um aumento de 22,4 mil para 24. 350 queixas. Segundo ainda os dados computados pelo site a Decolar.com é a campeã de reclamações que bateu o recorde de 37%, com 9,7 mil queixas.
As principais reclamações são cancelamentos, compra de passagem, cobrança indevida, valor, estorno do valor pago e propagando enganosa. Problemas que se avolumam sem que o aplicativo apresente uma resposta satisfatório aos clientes.
Em sequência aparecem a CVC, com 3,9 mil citações no Reclame Aqui, e a Submarino Viagens, com 3,3 mil - as duas englobadas pelo grupo CVC Corp. Na opinião dos observadores a CVC aparece com em segundo lugar porque é a maior empresa do seguimento na América Latina e, portanto, possui o maior número de clientes.
Mesmo assim a empresa alega que está trabalhando pela excelência no atendimento e operações buscando aperfeiçoar cada vez seus sistema operacional. Por isso, o Reclame Aqui revelou também outros índices, como o de respostas, soluções dos problemas e ainda a porcentagem de consumidores que voltariam a comprar com a empresa, dados usados na definição da reputação da empresa.
Logo abaixo colocamos à disposição a lista do top cinco de empresas no número de queixas entre janeiro e agosto deste ano, junto com os demais dados que definem suas respectivas
Empresa | Reclamações | Reputação | Índice de Solução | Voltaria a comprar | Índice de Resposta |
Decolar.com | 9599 | Regular | 63,80% | 54,6 | 98,10% |
CVC | 3918 | Regular | 64,40% | 50,20% | 98,40% |
Submarino Viagens | 3368 | Bom | 78,80% | 62,50% | 98,40% |
Viajanet | 2212 | Ótimo | 85,30% | 70% | 97,60% |
WAM Brasil | 1538 | Ótimo | 91,80% | 56,60% | 100% |