Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Com 4,5 mil pontos, CNH de Campinas é suspeita de 'hospedar' multas

Detran identificou quatro CNHs na cidade vinculadas ao esquema, sendo que a com menos registros apresenta 614 pontos no prontuário

Durante uma investigação contra os chamados "hospedeiros" de multas, uma carteira nacional de habilitação (CNH) de Campinas com 4,5 mil pontos chamou a atenção do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo. O crime consiste no ato de pessoas aceitarem assumir pontos das infrações em troca de dinheiro.

Para efeito de comparação, o Detran destaca que mais de 50 pontos ao longo de 12 meses "são suficientes para abrir uma investigação". A CNH em questão tem 90 vezes mais pontos.

Leia também

Durante o levantamento do departamento de trânsito, 250 CNHs suspeitas foram identificadas em todo o estado, sendo quatro em Campinas; e a de 4,5 mil pontos é a que mais reúne infrações na cidade.

Apesar de não detalhar o total de multas registradas na carteira, o Detran informa que dessas quatro, a que menos reúne pontos tem 614 no prontuário.

A prática de transferir pontos de multas tomadas por outro motoristas em troca de dinheiro é crime e o responsável pode responder por falsidade ideológica, que prevê pena de até cinco anos de prisão. Os motoristas também passam por processo administrativo no departamento.

Anúncios na internet

A produção de EPTV, afiliada da Rede Globo, encontrou anúncios na internet de pessoas nas regiões de Campinas e Piracicaba (SP) que aceitam assumir pontos em troca de dinheiro.

Os anúncios são encontrados em grupos nas redes sociais, inclusive com o valor por ponto a ser transferido. As pessoas que vão assumir a pontuação estabelecem preços que variam de acordo com o tipo de habilitação.

A produção da EPTV conversou com duas pessoas que se oferecem para receber a pontuação. Em ambos o preço estipulado foi de R$ 25 por ponto.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X