Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Comissão da Câmara aprova convite para ouvir ministro Heleno sobre 'novo AI-5'

Ao comentar declaração de Eduardo Bolsonaro sobre instrumento de repressão, chefe do GSI disse que medida seria necessária em caso de "radicalização"

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (6) um convite para ouvir o ministro Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), sobre a declaração dele acerca da necessidade de estudar como conter uma possível "radicalização" da esquerda no país com "um novo AI-5".

Por se tratar de convite, ele não será obrigado a comparecer à audiência, que ainda não tem data.

Leia também

O ministro deu a declaração em entrevista ao jornal "Estado de S. Paulo" ao sair em defesa do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que havia levantado a hipótese de um "novo AI-5" caso o Brasil também fosse tomado por protestos de rua, como tem acontecido em outros países da América do Sul.

Baixado em dezembro de 1968, o Ato Institucional número 5 foi o instrumento usado pela ditadura militar que levou ao endurecimento do regime e resultou na cassação mandatos políticos e suspensão de garantias constitucionais.

Originalmente, o requerimento, de autoria do deputado Rogério Correia (PT-MG), pedia que o ministro fosse convocado, o que o obrigaria a comparecer na comissão.

No entanto, graças à intervenção de parlamentares aliados do governo, o pedido de convocação acabou sendo transformado em convite.

Segundo o deputado Sanderson (PSL-RS), do mesmo partido de Eduardo Bolsonaro, o parlamentar falou em "tom de conjectura" e "o intuito jamais nunca foi" de fato pensar na adoção de um "novo AI-5".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X