Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Cúpula do Brics terá 10 mil militares nas ruas de Brasília

Força Nacional, PM e Exército farão segurança; grades já isolam acesso aos ministérios; trânsito será bloqueado na madrugada desta quarta (13)

A operação de segurança durante a XI Cúpula do Brics, em Brasília, vai contar com 10 mil militares, segundo informações do Comando Militar do Planalto, divulgadas nesta terça-feira (12). O evento que reúne chefes de governo do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul ocorre nesta quarta (13) e quinta-feira (14).

Entre o efetivo empregado nas ruas, 3,6 mil são soldados do Exército Brasileiro. Além deles, a Polícia Militar do Distrito Federal e agentes da Força Nacional, ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, vão atuar no esquema.

Leia também

Como parte da estratégia, o governo federal instalou grades de isolamento ao longo da Esplanada dos Ministérios. O gramado em frente ao Congresso Nacional, assim como a Praça dos Três Poderes, também estão cercados. A vias serão bloqueadas a partir da madrugada desta quarta-feira (13).

Na véspera do evento, já é possível perceber a movimentação dos agentes na recepção das comitivas internacionais que desembarcam na capital. A área de hotéis do Lago Norte, por exemplo, está com policiamento ostensivo desde a manhã desta terça.

Reforço na terra e no ar

Pela manhã, o Exército reuniu soldados e veículos que fazem parte da operação. No quartel dos Dragões da Independência, em Brasília, a corporação exibiu veículos que serão usados, como a Marruá e o 5 Ton Atego - voltados para o transporte e circulação de militares.

A operação de segurança prevê ainda áreas de restrições a partir da Praça dos Três Poderes a um raio de até 7,4 km - considerada "área vermelha". Segundo o esquema, as aeronaves estão proibidas de sobrevoar a região.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X