Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Deslizamento de barranco atinge casa e ameaça prédios em Caratinga, Minas Gerais

Três prédios foram evacuados por risco de queda, mas ninguém ficou ferido

Um barranco cedeu, destruiu uma parte de uma casa e deixou mais de 50 famílias, moradoras de três prédios, desalojadas na madrugada desta segunda-feira (7). Há risco de desmoronamento das estruturas, segundo o Corpo de Bombeiros.

O deslizamento ocorreu no bairro Rodoviários, às margens da BR-116. Segundo moradores, a terra cedeu por volta de 2h da madrugada, provocando um forte estrondo. Uma casa, localizada na rua Maria Inês de Araújo Abreu, teve cinco veículos atingidos. Na residência estava um casal e um bebê, mas ninguém ficou ferido.

Leia também

Próximo ao local, moradores de três prédios precisaram deixar seus apartamentos devido ao risco de novos desmoronamentos. As pessoas foram para hotéis, casas de familiares e amigos.

O analista de sistemas Márcio Chaves de Castro mora há três anos em um dos prédios evacuados, onde há 45 apartamentos. Ele conta que as explosões no local eram frequentes.

"Havia sempre explosões com abalos no prédio, balançava, tremores muito fortes, até o box do banheiro balançava muito. Dava medo, desespero de ficar no prédio. Essa madrugada fomos obrigados a sair do prédio, porque o risco de queda é muito grande", afirma.

Márcio mora com a esposa e o filho de dois meses. Após o barranco ceder, eles deixaram o prédio logo em seguida, foram para a casa da sogra dele e não pretendem voltar.

"Saímos na hora, imediatamente. Pretendo mudar, alugar um apartamento e perder meu imóvel, deixar ele aqui, sem fins. Vou buscar na justiça ou com os empreiteiros aqui um ressarcimento do prejuízo", revela o morador.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, no local era realizada uma obra. A Inter TV dos Vales entrou em contato com o dono do terreno onde houve o desabamento, Hederson Henrique Teixeira. Ele enviou um comunicado sobre o acontecido manifestando solidariedade e preocupação com a população atingida. Confira:
"Felizmente, não houve vítimas fatais, nem mesmo feridos, de forma que, embora estejamos falando de danos, os prejuízos sofridos são patrimoniais. Mesmo assim, estamos profundamente consternados com o ocorrido. Entendemos que será preciso uma investigação completa visando apurar a real causa do deslizamento e, sobretudo, a sua origem e localização, como forma de se identificar as responsabilidades sobre cada evento específico.
Registramos que, desde o início de agosto, vínhamos tentando mitigar os riscos daquele local, que já tinha sofrido um abalo em meados de abril, com o deslizamento ocorrido no posto de combustíveis vizinho. Nossa intervenção foi dirigida a um problema que sequer foi causado por nós.
Agimos para preservar a estabilidade do local e a segurança, executando ações para impermeabilização do local e estabilização do talude, que era constituído de uma mescla de solo e rochas alteradas e rochas sãs, para cuja contenção foi necessária a retirada das mesmas para acesso e conclusão dos serviços.
Confiamos que as investigações que serão iniciadas irão comprovar que todas nossas ações, naquele local, acabaram por diminuir os danos causados, de forma que, sem elas, as consequências do desastre desta madrugada, poderiam ter sido bem piores. 
Lembramos que é um local complexo, com um loteamento instalado numa faixa de terrenos íngremes, situados imediatamente acima do local e cujas questões estruturais também devem ser investigadas com fatores coadjuvantes, ou como somatórios de potencial evento danoso.
É preciso deixar claro que todo apoio técnico a nosso alcance será colocado à disposição dos atingidos, de modo a apurar as causas e as consequências atuais e futuras do desastre ocorrido na encosta. Iremos empreender todos os esforços para garantir o atendimento adequado para tal intento, bem como para a apuração das responsabilidades por todos os danos causados".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X