O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, afirmou nesta quinta-feira (31) que o governo está estudando uma solução para os Correios e que entre as propostas que estão sendo discutidas está a abertura de capital da estatal e a privatização.
"Não existe uma decisão. Hoje temos um esforço grande para melhorar a gestão", disse o ministro. Kassab afirmou ainda que "existe quem defenda a privatização, os que defendem a abertura de capital e os que defendem que fique como está".
Leia também
Kassab defendeu que qualquer solução para os Correios seja feita com "cuidado". "Defendo também que os Correios tenham um tratamento diferenciado, é uma das empesas mais estimadas pelos brasileiros", disse.
Em grave crise, os Correios acumulam prejuízo de mais de R$ 4 bilhões nos últimos dois anos. Para reduzir os gastos, a estatal fez uma reestruturação interna, reduziu cargos de chefia e abriu três rodadas do Plano de Desligamento Incentivado (PDI).
Política industrial
Sobre a decisão da Organização Mundial do Comércio (OMC) de contestar diversos programas de incentivo à indústria feitos pelo Brasil, Kassab afirmou que o país vai recorrer. Ele disse ainda que, em outra frente, o governo vai fazer ajustes em suas políticas.
"O governo brasileiro está preparado para qualquer aperfeiçoamento que seja necessário fazer nas políticas públicas de incentivos", disse.
Entre os incentivos considerados como ilegais pela OMC estão os concedidos para o setor automotivo, de informática e telecomunicações.