Os candidatos Maguito Vilela (MDB) e Vanderlan Cardoso (PSD) vão disputar o 2° turno da eleição para prefeito de Goiânia. A votação será no próximo dia 29.
Com 100% das urnas apuradas nesse domingo (15), Maguito recebeu 217.194 votos, o que representa 36,02% dos votos válidos. Já Vanderlan teve 148.739 votos, totalizando 24,67%.
Leia também
Os candidatos disputaram o 1º turno das eleições com outros 14 políticos. Veja abaixo a porcentagem de votos de cada um.
O presidente estadual do MDB, Daniel Vilela, e filho do candidato Maguito Vilela, considerou positivo os votos recebidos e diz que o resultado foi ainda melhor que o esperado. "Foi uma margem significativa para o segundo colocado, maior até do que as pesquisas mostravam. Isso mostra que o goianiense entendeu e escolheu nossas propostas", disse.
Ele afirmou que a campanha foi propositiva, o que deve se manter no segundo turno. Sobre alianças com outros partidos, Vilela disse que isso será discutido com a coordenação de campanha e decidido em conjunto.
Já Vanderlan também avaliou como positivo o resultado nas urnas. "Trabalhamos desde o início para irmos para o segundo turno, que foi o que aconteceu. E temos que agradecer aos eleitores. Eram 16 candidatos, fomos atacados por todos, então ir para o segundo turno mostra que estamos no caminho certo", avaliou.
O candidato disse que deve manter a mestra estratégia de campanha para o segundo turno. Sobre alianças políticas, Vanderlan afirmou que isso será definido pela presidência do partido nos próximos dias.
Veja o resultado da votação para prefeito de Goiânia:
- Maguito Vilela (MDB): 36,02%
- Vanderlan Cardoso (PSD): 24,67%
- Delegada Adriana Accorsi (PT): 13,39%
- Gustavo Gayer (DC): 7,62%
- Elias Vaz (PSB): 4,08%
- Major Araújo (PSL): 3,38%
- Dra. Cristina (PL): 3,03%
- Alysson Lima (Solidariedade): 2,76%
- Virmondes Cruvinel (Cidadania): 1,63%
- Samuel Almeida (Pros): 1,22%
- Talles Barreto (PSDB): 0,94%
- Manu Jacob (Psol): 0,77%
- Cristiano Cunha (PV): 0,23%
- Fábio Junior (UP): 0,17%
- Professor Antônio (PCB): 0,06%
- Vinícius Gomes (PCO): 0,01%
- Brancos: 26.423 votos
- Nulos: 43.512 votos
- Abstenção: 298.362
Pesquisas
Ao longo da campanha, as pesquisas sempre apontaram para a realização do 2º turno na capital. Na primeira pesquisa Ibope, divulgada no dia 2 de outubro, Vanderlan apareceu com 21% das intenções de voto, seguido pelo candidato Maguito Vilela, com 20%. Já Adriana Accorsi somava 11%.
Na segunda pesquisa Ibope, divulgada no dia 21 de outubro, Maguito apareceu com 28% das intenções de voto, seguido por Vanderlan, que tinha 27%.
A terceira pesquisa Ibope, no dia 5 de novembro, apontou que Maguito Vilela tinha 33% das intenções de voto. Já Vanderlan passou a ter 26%.
Na última pesquisa, no dia 14 de novembro, Maguito estava com 33% dos votos válidos. Vanderlan somava 29%.
Propostas
Em seu plano de governo, Maguito defende maior atenção aos serviços públicos envolvendo saúde, educação, segurança e infraestrutura, priorizando regiões com menor desenvolvimento. Ele propõe construir e melhorar unidades de saúde, investir no programa Saúde da Família, ampliar o número de vagas em creches e erradicar o analfabetismo escolar.
Para a segurança, o plano propõe o fortalecimento da Guarda Municipal e dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública. Para melhorar o transporte, são propostos a ampliação de vias rápidas de ônibus, a conclusão de obras e implantação do sistema de tráfego para garantir fluidez ao trânsito.
Já Vanderlan pretende ampliar e modernizar a estrutura física da rede municipal de saúde, ampliando o programa Saúde da Família, construir e reformar escolas e implantar projeto de tempo integral nas unidades de ensino. O plano de governo do candidato traz ainda a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública para tentar combater a criminalidade.
Para melhorar o sistema de transporte, ele propõe a implantação de corredores de ônibus e conclusão de obras do BRT, além de reforma das vias. O plano ainda lista programas para geração de empregos e capacitação de jovens.
Perfis
Maguito disputa a prefeitura da capital pela primeira vez. Ele é natural de Jataí, tem 71 anos e é advogado de profissão. Já foi eleito vereador, deputado estadual e federal, vice-governador, governador, senador e prefeito de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital.
Vanderlan nasceu em Iporá, na região oeste de Goiás, tem 57 anos e é empresário. Ele foi prefeito de Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia, por dois mandatos, entre 2005 e 2010. Eleito senador nas últimas eleições, o político pode exercer o mandato de parlamentar até 2026. Vanderlan disputa a prefeitura da capital pela segunda vez, sendo que a primeira foi em 2016.