Há oito meses, uma mãe tenta dar entrada no pedido de auxílio-maternidade no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Rio.
Em novembro, Gilvane Lira de Oliveira Melo - que estava grávida - e o marido, Sérgio Mello, realizaram todos os procedimentos solicitados para conseguir o benefício.
Leia também
A filha do casal nasceu em dezembro e, até hoje, a família é informada de que "o pedido está em análise".
Nesta terça-feira (6), a mãe foi junto com a filha - que vai completar oito meses - até o posto do INSS na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. No local, foi informada que o caso só seria resolvido pelo atendimento via telefone, o que é negado pelos atendentes do canal.
"O funcionário simplesmente falou para mim que não conseguiria fazer nada, que continuava em análise. Pediu meus documentos e falou que no sistema não constava. Ele falou que eu tinha que esperar. Como assim? Esperar o quê, se tem oito meses, e eles não resolvem isso?", indaga Gilvane.
Sem qualquer previsão de quando vai conseguir o benefício, a maior preocupação de Gilvane é o prazo de encerramento para obtenção do auxílio, que termina no fim de agosto.
Instituto Nacional do Seguro Social informou, em nota, que o benefício salário maternidade foi concedido em junho, abrangendo o período de dezembro a abril, e que estará disponível até o dia 30 de agosto.
Além disso, diz que houve uma inconsistência no nome de Gilvane Lira de Oliveira Melo e, por isso, houve necessidade de atualização dos dados.
O INSS concluiu informando que a atualização foi concluída nesta quarta-feira (7) e que o pagamento estará disponível do dia 18 ao dia 30 do mesmo mês.