'Não venham para a Chapada'. O apelo de moradores, empresários e amantes da Chapada dos Veadeiros viralizou nas redes sociais após a cidade de Alto Paraíso, um dos principais destinos turísticos da região, registrar três casos do novo coronavírus na última semana.
Na mensagem, publicada originalmente no perfil Chapada dos Veadeiros Brasil, dedicada ao turismo consciente e à preservação do Cerrado, os autores também explicam a vulnerabilidade do local diante da pandemia.
Leia também
"Por enquanto, até segunda ordem, o pedido é que não venham para cá. É difícil essa afirmação pela quantidade de pessoas que dependem do turismo neste nosso paraíso. No entanto, passamos por uma fase sem precedentes. Os municípios da região tem muitos idosos. Não tem UTI e respiradores para atender a demanda. A população local está muito receosa por uma abertura equivocada", explica a nota.
Turistas brasilienses e famosos ignoram isolamento na Chapada
Conforme o Metrópoles noticiou, apesar do apelo dos moradores e de decretos municipais que impedem atividades turísticas nos municípios da Chapada, muita gente tem tentado furar o isolamento na região. A maioria dos carros parados nas barreiras sanitárias montadas pelas prefeituras é de brasilienses. A orientação, quando não estão viajando a trabalho, é de que retornem.
Além de turistas de Brasília, as cidades de Cavalcante e Alto Paraíso, além do vilarejo de São Jorge, têm sido procuradas por famosos.
É o caso do ator Henri Castelli, flagrado em uma barreira sanitária em São João d?Aliança, no portal da Chapada dos Veadeiros. Segundo informações da prefeitura de Alto Paraíso, o ator alegou que estava indo realizar um trabalho e seguiu para o vilarejo de São Jorge.