Imagem
Menu lateral
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3

Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Quantas vezes por semana preciso treinar para perder peso?

Professores dizem que o treino combinado de exercícios aeróbicos e musculação é o ideal


				
					Quantas vezes por semana preciso treinar para perder peso?
Especialista fala sobre rotina para quem quer perder peso. Divulgação

Para quem deseja perder peso, a frequência e a consistência dos treinos são essenciais. O professor de Educação Física Daniel Santos, da Academia D’stak, diz que, especificamente para o processo de emagrecimento, o ideal é se dedicar diariamente ao treinos.

“É importante combinar dias mais intensos e períodos de descanso. O dia de descanso não tem de ser necessariamente um dia de inatividade total — ele pode ser ativo, com intensidade mais leve. Esse descanso, se for bem planejado, pode ser tão ou mais importante que os dias de atividade mais intensa”, explica Daniel.

Leia também

O Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM) recomenda que o exercício aeróbico, como caminhada, corrida ou andar de bicicleta, seja realizado de três a cinco vezes na semana, em sessões entre 30 e 60 minutos, totalizando no mínimo 150 minutos por semana.

Já a musculação, que também é recomendada para o emagrecimento, deve ser praticada de duas a três vezes por semana.

A quantidade ideal de sessões, porém, pode variar conforme o perfil individual e os objetivos da pessoa. Além da prática de atividade física, o cuidado com a alimentação e a qualidade do sono são fatores determinantes para que se tenha resultados.

A combinação perfeita

Tanto os exercícios aeróbicos quanto a musculação são importantes no processo de emagrecimento. De acordo com Daniel, a combinação entre os dois é a “receita do sucesso”.

A dosagem de cada uma das atividades vai depender do objetivo pessoal do indivíduo, sendo importante variar para evitar a estagnação na perda de peso e induzir o corpo a gastar mais calorias a cada novo treino.

Para o professor de pós-graduação do curso de Educação Física Milton Rocha de Moraes, da Universidade Católica de Brasília, há uma diversidade de fatores que contribuem para que uma pessoa consiga perder peso, mas é possível observar resultados em média de dois a três meses após o início das atividades.

“O maior volume de treinamento de intensidade baixa a moderada promove maior eficiência para o gasto energético, ocasionando melhores resultados quando o objetivo é perder peso. Os exercícios aeróbicos combinados com a musculação são o melhor jeito de perder peso de forma saudável“, explica Milton.

Existe algum horário mais eficaz?

Daniel esclarece que não existe um horário do dia melhor para malhar: cada indivíduo responde melhor em uma parte do dia e deve descobrir o seu momento.

“Esse horário pode ser moldado em função da rotina de cada um. Nosso corpo, com o tempo, tende a se adaptar ao horário. Algumas vezes, a pessoa pode treinar em dois ou três momentos no dia, com intensidades ou atividades diferentes. Isso depende do nível e tempo que cada um tem disponível”, explica.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas