Em determinadas épocas do ano, é natural assumir que o nariz pinga, os olhos lacrimejantes e a sinusite são apenas sintomas das alergias, no entanto, alguns sinais podem indicar algo mais grave - especialmente quando os anti-histamínicos parecem não fazer grande efeito.
A revista Prevention revelou os sete sinais de que as suas alergias sazonais podem ser algo mais grave:
Leia também
Fluido transparente caindo só de uma narina. Se não para de cair um fluido transparente de uma narina, deve ir a um otorrinolaringologista. Apesar de ser pouco comum, este sintoma - especialmente se é mais frequente quando se inclina ou está com a cabeça para cima - pode indicar uma fuga do líquido vertebral cerebral. Apesar de por si só não ser grave, pode abrir portas para uma infecção cerebral.
Catarro verde e dor nas bochechas. Se tem dores nas bochechas - especialmente se for só de um lado e na região logo abaixo dos olhos - acompanhada de catarro verde, é provável que seja uma infecção.
Recentemente começou a tomar algum medicamento. Alguns medicamentos podem provocar sintomas semelhantes aos das alergias. Deve falar com o seu médico sobre isso.
Perdeu o paladar e o olfato. Geralmente a congestão nasal não leva à perda dos sentidos. Consulte um médico, pois isto pode se dever a algo estrutural como os pólipos nasais, que são pequenos tumores não cancerígenos, ou ao septo desviado.
Dor e pressão no rosto. Outra condição que pode provocar dor nas bochechas e catarro sem cor é a chamada sinusite fúngica alérgica. Trata-se de uma acumulação de fungos nos seios nasais. Você pode precisar de uma cirurgia para limpar esses fungos.
Urticária crônica. Sentir coceira é algo que pode ser associado às alergias sazonais, mas se a urticária dura por mais de seis semanas, isso quer dizer que não se deve a algo externo, mas a algo interno - provavelmente relacionado com a tireoide ou com o sistema imunológico.
Dores de cabeça. Sim, as alergias podem provocar dores de cabeças devido à pressão nos seios nasais, mas se fica com uma grande dor de cabeça de repente - especialmente se o acorda no meio da noite ou é acompanhado de náuseas - deve ser visto por um médico. Em casos graves, pode ser um sintoma de tumor cerebral, AVC ou até aneurisma.