Nesta sexta-feira (1), será iniciada a campanha do Ministério da Saúde de prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Em Alagoas, no primeiro semestre deste ano, foram notificados mais de 1.500 casos de sífilis - uma das mais graves ISTs.
O maior número de registros ocorreu entre os adultos não gestantes, um total de 985. O panorama dos casos de sífilis apresentado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) - com base no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) - aponta 1.521 casos, incluindo adultas não gestantes, grávidas e congênita (transmitida ao feto).
Leia também
Segundo a Sesau, mais de 300 gestantes foram diagnosticadas com sífilis em Alagoas outros 211 foram diagnosticadas do tipo congênita. A cada dia - de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) - há mais de 1 milhão de novos casos de ISTs entre pessoas de 15 a 49, de clamídia, gonorreia, tricomoníase e sífilis.
A campanha do Ministério da Saúde tem como foco o público entre 15 e 29 anos e visa conscientizar sobre a importância do uso do preservativo. O lançamento foi feito pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, nesta quinta-feira (31), durante coletiva de imprensa, em Brasília.