A abertura do 62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia (CBO) aconteceu no Centro de Convenções e Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá, na noite desta quarta-feira (5). A cerimônia reuniu especialistas de todo o Brasil e dos Estados Unidos, Canadá e Portugal.
Cerca de cinco mil pessoas devem participar do evento, que se estenderá até sábado (8). O congresso tem como objetivo discutir os mais recentes tratamentos e o desenvolvimento de novas tecnologias e medicamentos para a oftalmologia.
Leia também
De acordo com o presidente da CBO, João Marcelo Lyra, tratamentos de doenças até então consideradas incuráveis serão abordados no congresso. "Vamos discutir de que forma células-tronco, impressora de tecido 3D, engenharias genética e artificial podem servir para a cura", explicou.
O presidente acrescentou ainda que as discussões acerca das inovações também terão impacto direto nos pacientes. "Além de discutir, também temos o viés prático, para que o oftalmologista possa usar o tratamento em seu consultório na semana seguinte e gerar benefícios para os pacientes", disse.
O futuro também será discutido, com a abordagem da Medicina 4.0 e da utilização da inteligência artificial, conforme Lyra.
O Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, esteve presente na abertura do congresso e ressaltou a importância da participação do Ministério no evento. "O diálogo com a sociedade médica oftalmológica tem sido muito proveitoso e queremos que algumas ações que estamos construindo juntos seja implantada ainda este ano. Um deles é implantar a oftalmologia de forma preventiva na atenção básica", afirmou o Ministro.
