Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Enfermeira de Palmeira dos Índios vence prêmio nacional de saúde

Além do troféu, Cristiane Ferreira garantiu a quantia de R$ 50 mil, que será repassada à prefeitura local

A enfermeira alagoana Cristiane dos Santos Ferreira, 32 anos, garantiu o primeiro lugar na categoria vigilância, prevenção e controle das IST/HIV/aids e hepatites virais do prêmio promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), divulgado na 15ª Mostra Nacional de Experiências Bem-sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças, nesta sexta-feira (30), em Brasília.

Após concorrer com mais de 700 profissionais de diversos municípios do Brasil, ela foi pré-selecionada e garantiu o primeiro lugar do pódio ao apresentar o resultado do trabalho intitulado "Experiências exitosas na implantação do teste rápido de HIV e sífilis em uma unidade de saúde da família na zona rural de Palmeira dos Índios/AL".

Leia também

Com o resultado, a profissional recebeu um troféu e ainda garantiu a quantia de R$ 50 mil, que será destinada diretamente para a secretaria municipal de saúde do município, localizado no Agreste do estado.

"É incrível como um ato tão simples pode ser reconhecido nacionalmente. A saúde da população brasileira está em minhas mãos, está nas mãos dos profissionais de saúde que saem de casa diariamente com a responsabilidade de cuidar do outro e fazer por ele o que gostaria que fosse feito à você", conta a enfermeira.

Para ela, o prêmio é uma motivação a mais diante do cenário de dificuldade enfrentando pela saúde, não só no município onde ela trabalha, mas em todo o estado. "Às vezes faltam até insumos para o cuidado na atenção básica, mas não podemos deixar de exercer o nosso papel profissional da melhor maneira possível. Por isso, fica a angústia de querer fazer sempre mais", afirma.

A maior conquista, segundo a enfermeira, está na possibilidade de ofertar a realização do teste rápido de forma sigilosa e segura em 100% das unidades de saúde de Palmeira dos índios .

Cristiane Ferreira garante, ainda, que o resultado só foi possível graças às parcerias que teve ao longo do desenvolvimento do trabalho. "No intuito de divulgar a existência do teste rápido e atingir a maior parcela da população, contei com o apoio dos agentes comunitários de saúde da área, que realizaram a busca ativa e incentivaram a população a participar dos mutirões realizados em regiões próximas aos locais onde moram. Para tal, utilizamos centros comunitários, creches e até igrejas".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X