Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Veja dicas para evitar os exageros na ceia de Natal

Não é fácil controlar os excessos na ceia, mas algumas medidas podem reduzir o saldo negativo da comilança; confira


			
				Veja dicas para evitar os exageros na ceia de Natal

Diante das delícias da ceia de Natal, é fácil cair em tentação e acabar exagerando. Mas algumas medidas simples podem ajudar a reduzir o incômodo dos excessos.

Ficar atento já na hora de escolher e preparar os alimentos, não deixar a salada acabar, preferir frutas a doces, optar pelo creme de leite light e bebidas com zero açúcar já ajudam no controle do peso e na saúde, recomenda o nutrólogo Durval Ribas Filho.

Leia também

Sobre o consumo de álcool, vale lembrar que as bebidas não são isentas de calorias e contribuem para o aumento de peso. Para evitar a ressaca no dia seguinte, a velha dica de ingerir muita água é sempre bem-vinda.

"Aquilo que se diz também de beber com o estômago forrado é verdadeiro e evita desconfortos maiores", explica Ribas Filho.

Carne magra

Entre as proteínas, vale lembrar que o peru é a opção mais magra. Se possível, é válido fugir de churrascos e de carnes vermelhas mais gordas, como cupim, picanha e alcatra, sugere o nutrólogo.

"Cortar esses alimentos vai preservar a energia e melhorar o metabolismo", diz a nutricionista Lucyanna Kalluf. Ela indica apostar nos filés de peito de frango e de peixe e também nos grãos.

Na hora do preparo, também vale fazer misturas que contribuam para a saciedade. "Colocar castanha no arroz contribui para a saciedade e diminui o índice glicêmico", recomenda Ribas Filho. "Quanto menos insulina for liberada, melhor", completa.

Quem não quiser mesmo fugir da dieta, nem na hora da ceia, vale apostar em ovos, recomenda Lucyanna. "A clara tem o aminoácido leucina que ajuda a manter a massa magra e diminui espaço para a gorda. A gema é rica em ômega 3 e é uma ótima fonte de gordura para o equilíbrio da insulina e da glicose, o que regula a compulsão. "

Na hora da ceia, também valem todas as dicas que pensar nas dicas do dia-a-dia para o controle de peso. Cozinhar com pouco óleo, evitar o sal em excesso e evitar alimentos processados.

Hora da sobremesa

As sobremesas com frutas são mais saudáveis. Se aquele doce com leite condensado for indispensável, a dica de Ribas Filho é pegar só um pedacinho e colocar frutas no restante do prato. "Isso vai aumentar a saciedade e contribuir para que o corpo mate a vontade por serotonina", recomenda.

O panetone também possui alto índice glicêmico: é farinha branca misturada com muito açúcar e manteiga. Não é recomendado exagerar nem mesmo nas versões light. Apesar de a versão reduzir as calorias em mais ou menos 20%, a redução já se dá sobre um número elevado: uma fatia de panetone de frutas cristalizadas tem em média 270 calorias.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X