Quem nunca se deparou com uma mensagem do tipo “O arquivo é muito grande para o dispositivo de destino”, não sabe o que é passar raiva. E quando esse arquivo é um vídeo, então? O desespero bate.
Seja o vídeo de meme para enviar pro amigo no Whatsapp, um conteúdo interessante para compartilhar nas redes sociais ou aquela apresentação super importante para o trabalho, todos nós sofremos para anexar um arquivo de vídeo em algum momento da vida.
Leia também
Hoje, trazemos dicas para você de 4 formas de diminuir o tamanho do vídeo através do seu PC.
Primeiro, você precisa definir qual o objetivo do vídeo para escolher o melhor método de redução. Um vídeo de meme não precisa de tanta qualidade quanto uma apresentação do trabalho, concorda?
Feito isso, veja a seguir qual opção mais se aproxima da sua necessidade.
1. Resolução do vídeo
Antes mesmo de começar a gravar, você pode escolher uma resolução menor ou maior, nas configurações da sua câmera ou celular. Quanto maior for a proporção de pixels, melhor será a imagem e consequentemente o arquivo será maior. Os vídeos HD têm uma resolução de 1920 x 1080 pixels, mas você pode reduzir até para 640 x 360p dependendo do seu objetivo, sem perder a qualidade.
Assim, o vídeo já será filmado com uma resolução mais baixa, gerando um arquivo menor e possivelmente evitando o problema para anexá-lo.
2. Formato do vídeo
Arquivos de vídeo com extensão MP4 costumam ter alta qualidade com portabilidade ideal. Isso porque os segmentos de áudio e vídeo do arquivo são compactados separadamente, porém só podem ser reproduzidos em alguns players sendo ideais para compartilhar na internet.
Sempre que possível, opte por este formato de arquivo de vídeo, pois ele roda bem nos dispositivos mais populares e também nas principais redes sociais.
3. Compactar em arquivo .zip
Se o vídeo já foi criado em tamanho maior, uma boa opção é compactá-lo em um arquivo .zip. Para isso, basta localizar o arquivo salvo, clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção “Enviar para > Pasta compactada” e seguir os passos. Você pode escolher baixa, média ou alta compressão do arquivo, lembrando que isso afetará a qualidade do vídeo no final.

4. Usar um programa de compressão
Existem diversos programas que você pode baixar da internet que são capazes de comprimir o seu vídeo sem perder a qualidade.
Um que é bastante recomendado é o HandBreak, disponível para Windows e MacOS e Linux.
O HandBrake converte vídeos de praticamente qualquer formato para vários codecs modernos e amplamente suportados. Além disso, é gratuito e possui código aberto, com uma interface bastante intuitiva.

Fonte: https://handbrake.fr/
Outro programa bastante recomendado é o Freemake, mas este está disponível somente para Windows.
Ele converte vídeos e filmes entre mais de 500 formatos de maneira gratuita, mas também é necessário fazer o download do conversor para o seu computador.

Apresentamos para você 4 formas de diminuir o seu vídeo sem perder a qualidade e torná-lo disponível para a maior quantidade de dispositivos possível.
Se este artigo foi útil para você, compartilhe e se inscreva na nossa newsletter para ficar por dentro das novidades!