Seguindo a estimativa nacional, Alagoas diminuiu o número de abstenções de vestibulandos ao primeiro dia de realização das provas do Enem [Exame Nacional de Ensino Médio], que aconteceu no domingo (5). dados mostram que 21,9% dos candidatos às vagas no ensino superior público não compareceram às unidades de realização do exame no estado, número equivalente a 19.267 desistentes. A média nacional foi de 24,9% de ausência.
Foram 87.978 inscritos no estado alagoano, desses, 68.711 estiveram presentes.
Leia também
De acordo com dados divulgados pelo Inep, [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira] Alagoas é apontado como o 4° estado do país com o menor índice de abstenção, atrás apenas do Piauí, com 18,5%; Paraíba, com 21,2% e Sergipe, com 21,7%. Com o mesmo índice que Alagoas é apontado o estado do Maranhão, também com os 21,9%.
Quando comparado ao mesmo dia de prova do ano passado, 2017, Alagoas registrou 27,6% de abstenção, enquanto o índice nacional foi de 29,9%.
Ainda entre os dados apresentados pelo Inep, a nível nacional, houveram 67 casos de descumprimento de regras gerais do edital; dois casos de uso de ponto eletrônico e dois casos de irregularidade nas revistas no detector de metal - o que levaram a eliminação dos candidatos.