Amanhã, domingo (12), será a vez da prova com 90 questões de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, contendo questões de matemática, física, química e biologia pelo segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Às vésperas da prova, mais de 1.000 alunos se dividiram em dois aulões pré-vestibular no cinema do shopping em Cruz das Almas, e outro no auditório do Empresarial Norcon, na Mangabeiras.
Leia também
Com games, massoterapia, danças e músicas, diversos cursinhos tradicionais promovem esta prática mais lúdica com os estudantes, em ambiente harmônico, descontraído e leve para que possam enfrentar a maratona psicológica do exame de até 4h30 de duração.
A prática dos aulões um dia antes do Enem já se tornou habitual e tem como objetivo aliviar a tensão pré-prova. "A um dia da prova, as aulas são mais lúdicas. Lógico que trabalhamos com questões com assuntos que possam cair, mas tudo com muita brincadeira, professores fantasiados, sorteios de brindes. A ideia é deixar o estudante descontraído e relaxado", disse Ernesto Stadler, diretor pedagógico do Contato.
Descontração. Justamente isso que a estudante Lavínia Dória, 17 anos, encontrou nas aulas. "É muito legal. A pessoa consegue se desligar um pouco dos estudos e pensa em outras coisas. Apesar de ser aula com questões, a gente consegue se divertir.
A aluna Emilly Costa, 17 anos, se saiu bem na primeira etapa, no domingo (05), e apesar de não ser fã de exatas, está confiante para esta segunda prova. "Eu não conferi o gabarito, mas acredito que tenha me saído bem na primeira. Exatas não é meu forte (risos), mas a gente estudou muito, fizemos muitas questões", falou a estudante que pretende cursar Medicina.
As provas de exatas são as mais temidas por uma boa parte dos alunos, afinal, fazer cálculos e mais cálculos pressionados por um relógio em contagem regressiva não favorece.
Em contrapartida, tais matérias são o forte de outros estudantes que esperam ingressar na universidade. "Por mais que a parte de Humanas e Linguagem (da primeira prova) tenham sido tranquilas, as exatas é a que espero me sair melhor, alcançar maior pontuação. Na parte de matemática, vejo que tenha bastante cálculos, já em física e química, acho que não terá muito devido a junção de todas as matérias estarem reunidas em um só dia", comentou Matheus Alexandre, 17 anos, aluno do Impacto, que pretende ingressar no curso de Engenharia Civil.
A prova
Em Alagoas, os portões dos locais de prova serão abertos às 11h e fechados pontualmente às 12h, tendo início às 12h30. Os participantes só poderão deixar as salas depois de passadas duas horas do início do exame. Para poder levar o caderno de questões, é preciso permanecer no local por quatro horas.
Caneta esferográfica de tubo transparente e tinta preta, além do documento oficial com foto, como: carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte. Estes são os dois itens que não podem ser esquecidos pelos candidatos.