O Centro Universitário Cesmac inaugura, nesta quinta-feira (21), as instalações do biotério Dr. Dirceu Bello Falcão de Almeida. A instalação é um local adequado para pesquisa e extensão em diferentes áreas da ciência.
O vice-reitor da instituição, Douglas Apratto, ressaltou que o nome do biotério foi escolhido em homenagem ao médico-cirurgião Dr. Dirceu Bello Falcão de Almeida, ex-presidente do maior evento na área de cirurgia vascular, o Congresso Brasileiro de Angiologia e Cirurgia Vascular. "Foi um homem que honrou Alagoas e deu tão grande contribuição para a ciência", explicou.
Leia também
O novo espaço será coordenado pela professora Gilsan de Oliveira, mestra em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (URFPE), com especialização em Animais de Biotério pela Universidade de São Paulo (USP) e ainda doutoranda em Biociência e Biotecnologia pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-PE).
A coordenadora reforçou a importância do local. "A nova estrutura é inovadora e acredito que, no estado, é a segunda nesse porte. Com isso, a contribuição do Cesmac é muito grande e tem o objetivo de alavancar o processo de ensino, pesquisa e extensão".
Além de atender aos cursos de saúde como: Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Serviço Social, o biotério também é direcionado para Psicologia e Ciências Biológicas, cursos da área de humanas.
O Responsável Técnico (RT) do local é o Médico Veterinário Elvan Nascimento dos Santos Filho.
A instalação funcionará em parceria com o Biotério Central da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com o qual o Cesmac estabeleceu um Acordo de Cooperação Técnica. Segundo a Médica Veterinária e Diretora do Biotério Central da UFAL, Elisângela Patrícia Maia, "O objetivo de ambas as partes é fazer com que o Estado de Alagoas se aperfeiçoe no ensino e desenvolvimento científico e tecnológico, com a utilização de biomodelos, produzidos pelo Biocen".