O dia de ontem foi especial para a primeira turma do curso de Letras/Libras do estado, que se formou pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Ao todo, 16 estudantes concluíram a graduação, sendo 11 deles surdos.
Em entrevista àTV Gazeta, o professor Jair Barbosa, coordenador do curso, acompanhado da intérprete de Libras Meire Pereira, falou sobre a importância do momento para os estudantes e a sociedade em geral. Para o professor, a formatura é a uma marca história em Alagoas.
Leia também
"Esta é a primeira turma de Letras/Libras da Universidade Federal, ou seja, a primeira turma de professores. É um orgulho imenso estar formando estas pessoas, que vêm contribuir para o mercado de trabalho. As pessoas com deficiência auditiva ou os surdos padecem muito nas escolas públicas porque não têm a Libras, que é a sua língua de comunicação no dia a dia. É um curso muito bem avaliado pelo MEC [Ministério da Educação], com nota 5, nota máxima, o que é fruto de um trabalho de uma gama de profissionais", salientou o educador.
Ewerton Douglas de Albuquerque é um dos concluintes do curso. Segundo ele, todos os estudantes passaram por muitos obstáculos. "Não é fácil não. Várias madrugadas de estudo, conversas, mas sempre juntos".
A mãe de Ewerton, Maria Andreia da Silva, sabe que o filho terá muitos desafios pela frente, mas a sensação é de que uma grande etapa já foi cumprida. "Sempre procurei o melhor para ele, ou seja, escolas com pessoas capacitadas para ensiná-lo e, graças a Deus, ele venceu", disse ela.