Aproximando o real do imaginário, o alagoano Franklin Pinheiro quebra as barreiras da ficção com seus desenhos hiper-realistas - gênero artístico que procura se assemelhar com a realidade-, chamando a atenção dos brasileiros com suas obras quase fotográficas.
Natural do município de Junqueiro, localizado no Agreste do estado, Franklin começou ainda novo e desde criança já demonstrava interesse artístico. Segundo o próprio, o ambiente familiar foi muito importante para o seu desenvolvimento.
Leia também
Sua maior inspiração foi a sua tia, Rossana Pinheiro, que através de seus desenhos, despertou aos poucos o interesse do garoto pela arte. "Eu ficava perto dela [enquanto ela desenhava] e ficava observando", revelou.
"Não me recordo exatamente quando comecei, mas sempre estive com um lápis na mão", disse Franklin, hoje com seus 34 anos. Formado no curso de Arquitetura, o desenhista diz estar realizando um sonho por poder viver exclusivamente de sua arte.
Visualizar esta foto no Instagram.Uma publicação compartilhada por Franklin Pinheiro Farias ?? (@fpfdesenhos) em
Começando aos poucos, baseando seus desenhos no clássico gibi brasileiro "A turma da Mônica", de Maurício de Souza, o garoto veio ganhando notoriedade pelo seu trabalho aos poucos em sua vida.
"Na escola, os meus colegas se juntavam comigo porque sabia que eu faria um bom desenho", brincou. Hoje em dia, Franklin possui umInstagram comercialcom mais de 12 mil seguidores, onde além de divulgar os seus desenhos, também faz encomendas de seu trabalhos.
A notoriedade
O rapaz viralizou após sua prima, presidente do fã clube de Carlinhos Maia, convencê-lo de enviar dois quadros ao digital influencer alagoano, que ficou muito satisfeito com o presente, publicando em seus stories a obra recebida.
Após o ocorrido, Franklin relatou que seus seguidores aumentaram em mais de 8 mil, recebendo também um aumento no número de encomendas. "Foi uma loucura, fiquei atordoado. Antes, eu recebia pelo menos dois ou três trabalhos por mês. Hoje em dia preciso trabalhar com agendamento, recebendo pelo menos 10 pedidos mensais".
Visualizar esta foto no Instagram.Uma publicação compartilhada por Franklin Pinheiro Farias ?? (@fpfdesenhos) em
Satisfeito com a repercussão de seus trabalhos, Franklin diz que planeja abrir seu próprio negócio no ramo das artes, porém este projeto ainda não tem data de lançamento definida.
Hoje, vivendo na cidade de Arapiraca, o alagoano mandou uma mensagem para todos os sonhadores. "Viver de desenho é difícil, mas se você ama mesmo o que faz, seu sonho não é impossível de se realizar. Mostre às pessoas que você ama o seu trabalho e elas o amarão como você".