A primeira Festa Literária de Maceió acontecerá em um dos pontos turísticos mais visitados da capital: o Pontal da Barra, que fica situado às margens da Lagoa Mundaú. O evento, que acontece entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, é realizado por meio de uma parceria entre Prefeitura de Maceió, a Associação Cultural Lagoa do Sul e a Associação dos Artesãos do Pontal da Barra. Na programação, estão mesas de debates, palestras, oficinas, saraus literários, exposições, feira de livros, desfile de moda e apresentações musicais.
Confira a programação completa
Leia também
As atividades que integram a programação oficial da 1ª Flipontal vão ocorrer, simultaneamente, em diversos pontos do bairro, a exemplo do auditório Kaian Porto, instalado dentro de uma área particular localizada na Rua Doutor Fernandes Bastos, Escola Municipal Silvestre Péricles, Praça São Sebastião, Praça Caio Porto e colônia dos pescadores.
Os homenageados da primeira edição da Festa Literária do Pontal serão a escritora Rachel de Queiroz e o jornalista e escritor Audálio Dantas. Segundo o presidente da Associação Cultural Lagoa do Sul e curador da Flipontal, Carlito Lima, um dos principais intuitos do evento é despertar nas crianças do bairro o interesse pela literatura.
"Nós trabalhamos muito com as crianças durante as atividades. Então, podemos dizer que o maior objetivo da festa literária é, de fato, o incentivo à leitura porque os livros podem dar uma nova visão às pessoas", contou.
Ainda de acordo com Carlito Lima, as belezas naturais e o artesanato local influenciaram na escolha do Pontal da Barra.
A cerimônia de abertura do evento será realizada no dia 30 de agosto na Praça São Sebastião. Nos três dias seguintes, os participantes poderão conferir uma programação vasta, simultânea e gratuita. "As mesas de debates ocorrerão em um auditório montado às margens da Lagoa Mundaú. Além disso, teremos palestras e oficinas para crianças e adolescentes na Escola Silvestre Péricles e atividades culturais em diversos pontos do bairro", informou o curador do evento.