Alagoas é o sexto estado do País que mais comprometeu a receita para pagar pessoal e encargos sociais nos quatro primeiros meses deste ano.
Ao todo, 66% do dinheiro do estado foi usado neste período para pagar salários e despesas sociais. Os dados são do Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), divulgado pelo Tesouro Nacional.
Leia também
Além de Alagoas, outros 21 Estados e o Distrito Federal destinaram mais da metade da receita total para pagar gastos com estas finalidades. O Rio Grande do Sul lidera a lista, com 80% da receita total comprometida com o pagamento de pessoal e encargos sociais.
O ranking é composto ainda por Tocantins (72%), Rio Grande do Norte (71%), Mato Grosso do Sul (70%) e Goiás (69%).
Também destinam mais da metade das receitas para esses gastos Paraíba, Rio de Janeiro, Paraná, Sergipe, Mato Grosso, Santa Catarina, Pernambuco, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Piauí, São Paulo, Distrito Federal, Acre, Pará, Rondônia e Ceará.
O Estado que menos compromete sua receita com pessoal e encargos sociais é o Maranhão, com 40%. Segundo o levantamento, Roraima não enviou os dados ao Tesouro até 4 de junho, data de extração das informações.